José Serra e o medo da derrota

Dizem os sábios: "O medo de perder nos tira a vontade de ganhar".

Após ver as últimas pesquisas realizadas sobre os candidatos à presidência do Brasil (CNT/Sensus) em que mostra um empate técnico da ministra Dilma Rousseff com o governador de São Paulo, José Serra, que a cúpula do PSDB e os seus aliados pressiona o então governador para definir-se logo como o candidato oficial do partido. Até mesmo a conceituada revista inglesa The Economist, em um artigo, ironizou a indecisão de Serra em lançar-se candidato à presidência do Brasil, e escreveu assim: "O caótico sistema multipartidário brasileiro é perverso com quem vê o trem passar e não sobe nele... Serra precisa começar logo, se não quiser ser lembrado como o melhor presidente que o Brasil nunca teve".

Serra e o medo das pesquisas

Em minha modesta opinião, a melhor definição para o Serra foi dita pelo Leornardo Atucch, em sua coluna na revista Isto É dessa semana. Ele lembra:

"Fosse um jogador de futebol, Serra seria aquele que o técnico jamais deveria escalar para bater um pênalti num jogo decisivo. Ele desmaiaria antes da cobrança.(...) Ainda que a prudência seja uma virtude na política, não há exemplo de homem público que tenha conquistado algo realmente grande sem uma boa dose de audácia. Ousadia, atrevimento e coragem são atributos essenciais do líder. Nem sempre garantem o sucesso, mas o fato é que o medo da derrota é o caminho mais curto para o fracasso. Na política, como na vida, vence aquele que enxerga uma oportunidade e se agarra a ela. Perde quem pisca".

Concordo com o colunista e digo mais: mesmo sabendo que é ilegal dizer-se candidato antes da data prevista pelo TSE, e que nesse ponto ele tem razão, penso que o indeciso e complexo José Serra, na verdade, ao pensar sobre o desafio de como ser um presidente melhor do que o Lula vem sendo hoje para o Brasil, talvez não esteja com medo de perder. Talvez o medo dele seja o de ganhar.

7 Comentários:

junior davidson disse...

Fazendo uma analogia com o futebol eu diria o seguinte: existem jogadores que são ótimos nos seus clubes, mas na seleção brasileira são um fracasso. Assim também são alguns políticos: bons em seus Estados, mas fracos para presidir o país.

Roberto Hyra disse...

Desde a época em que era ministro de FHC que José Serra era um político indeciso. Um bom ministro mas lento. Eu acho que qualquer político que deseje a presidência do país deve ter mais coragem, mais ousadia, e não ter medo de dar a sua cara pra bater, e os eu rosto para apanhar.

Apesar da grande experiência acumulada não parece ainda ser este o seu caso.

Adalberto Félix disse...

E dizem as más linguas que se Serra desistir, o candidato do PSDB vai ser Aécio com o Ciro Gomes de vice.

Tudo o que o Lula teme, e não quer :)

Daniel Savio disse...

Cara, o negócio não é ele que escolhe, e sim o partido o melhor representante para concorrer...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Daniel disse...

Primeiro, o Lula não é o melhor presidente não. O Governo dele é competente e mostra resultado, porém, ele só está dando continuidade a política socio-econômica estabelecida pelo PSDB. Quanto ai Serra, não é o melhor nome, mas concordo com o FHC, Dilma não é líder e ela será a marionete do Lula. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Irene disse...

olá, Neto!

Então, para esse post, eu vou ser objetiva e colocar uma frase: o medo é um péssimo conselheiro

obs: que bom que vc gostou do meu comentário no post anterior...fico muito contente com isso

abraços
conta comigo

Fábio Mayer disse...

A tese do vacilo é válida.

Mas acho estranho que alguém deixe a prefeitura de SP com 1 ano e 3 meses de mandato,o terceiro maior orçamento do país, para disputar o governo estadual e não seja considerado arrojado e corajoso.

Não desdenho de sua opinião, pode ser, sim, qu Serra tenha medo da derrota porque há muita coisa em jogo, afinal,o governo de São Paulo é importantíssimo.

Mas acho que ele é, sim, candidato mas tem medo de ter problemas com a Justiça Eleitoral, além de se obrigar a pensar em sua sucessão paulista.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.