Lula, FHC, e um debate para o país

O amigo e atento leitor Daniel Moraes, em seu blog, deu sua opinião sobre o artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado domingo no jornal O Estado de São Paulo. Após ler esse artigo pude notar que FHC aceitou realmente a provocação de Lula para transformar as eleições em um plesbicito. O debate até pode ser bom porque o PT e PSDB poderão mostrar o que fizeram e deixaram de fazer, e o eleitor decidirá quem fez mais. FHC provoca Lula mais uma vez porque não disputa votos.

Lula, FHC e o passado (?)

No artigo, FHC prevê que os petistas pautarão a campanha eleitoral em três temas: o governo neoliberal do PSDB, a privatização das estatais, e a suposta falta de ação na área social - onde o governo Lula avançou mais. No rebate, os tucanos poderão dizer que os programas de transferência de renda (hoje Bolsa-Família) foram iniciados por FHC. O problema, porém, pode estar em outra esfera: será que, com esse debate, os tucanos partirão com a mesma convicção e força que os petistas e convencerão o eleitor de que podem ir adiante?... É uma incógnita.

A meu ver, discutir o passado é bom para definir quem é quem ou quem foi quem, mas não é o ideal. O ideal é olhar, pensar e planejar para o futuro. E, se possível, deixar de lado as picuinhas que atrasam o progresso.

6 Comentários:

Daniel Savio disse...

Penso que a época atual há muitos assuntos a serem explorados para uma campanha eleitoral...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Daniel disse...

Como eu disse no artigo que escrevi em NOSSO blog (esqueceu que tu és um dos editores), o problema do Lulismo é achar que inventou o Brasil. Escândalos e demandos dos dois governos a parte, FHC e Lula têm méritos por o País atravessar uma ótima fase, afinal, Lula não pode ignorar que os programas sociais e econômicos atuais tiveram início no Governo Tucano e os tucanos não podem negar os avanços obtidos do aperfeiçoamento dos programas estabelecidos por eles. Agora, acho estupidez do lulismo se locupletar (é assim que se escreve) de tudo, impunhando a tese de que o governo Lula é o melhor governo por causa do aperfeiçoamento dessas áreas, negando a parcela de contribuição dos tucanos dentro de todo esse processo. E como disse no artigo do Só Pensando, PT e PSDB são iguais, por defendem as mesmas políticas sociais, econômicas e políticas, e por mais que Lula e FH sejam dois marcantes, o País não pode ficar refém desses dois. O Brasil é maior que eles, e povo brasileiro têm de saber disso! Que todos não esqueçam que pagamos caro pela emenda da reeleição e Mensalão. Independentemente de que ganhe, o Brasil será e continuará sendo regido sib esses ditames, ao contrário, só se Ciro Gomes o Marina Silva vençam a eleição, o que eu acho quase impossível (meu voto a Marina tem). Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Neto disse...

Opa, Daniel!

Não esqueci não que o blog também é meu! (risos)... Apenas quis dar destaque a seu texto lá, que foi bom.

Sua visão política é bem inteligente, cara! :)

Abraços

Irene disse...

olá, neto !

O assunto politica é sempre muito importante para os rumos do país e para o nosso futuro pessoal tbm.
Acho bacana nós fazermos uma avaliação da evolução pela qual o Brasil passou desde a época de FHC....assim podemos ver como estavamos, como estamos e como vamos querer ficar nos próximos 4 anos.

abraços !!
se cuida !

rocosta disse...

Penso como voce. E acho tão primário essa disputa... Enfim, restropectiva é para jornal no final do ano. Eu gostaria mais é que expusessem, e principalmente se comprometessem, com o que se fará no futuro.
Beijão!

Anônimo disse...

sao paulo 20 de fevereiro de de 2010
> eu e minha mulher somos dificientes ouditivos e temos tres filhos normais

> e queria muioto ter o oportunidade a aquirir os oportamentos da minha
casa
> minha vida -projeto vai garantir acesso a casas propria - saiba t.
> surdo mudo de auxilia doença aposentador meu nome joao batista vieira
> silva . rua:sao miguel 16-a jardim paulistano sao paulo-sp cep:02812-110.

> fone:(11)3979-4210. computador . joaobrasil2010@hotmail.com
> celular:8450-1993 filho rafael
> meus filhos jorge dellaquila vieira silva
> tadeu dellaquila vieira silva
> rafael dellaquila popi.
> minha mulher:vania aparecida dellaquila silva (surda muda )
>
> eu grande abraço forte obrigado presidente:luiz inacio lula da silva

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.