Pernambuco está na rota dos investimentos globais

As empresas brasileiras entraram de vez na mira dos investidores estrangeiros. Com a crise na Europa e nos Estados Unidos, a rota dos investimentos globais foi transferida para o Brasil. E em Pernambuco não poderia ser diferente, é alta a procura dos empresários de fora interessados em investir aqui.

pernambuco-global

O Brasil, definitivamente, deixou de ser o país do samba e do futebol para ser o país da economia. Isto já é evidente no exterior. Muitos investidores estrangeiros estão chegando aqui ao estado e querendo investir nas empresas locais, por meio do aporte de recursos ou por processos de fusão e aquisição. Por enquanto, as dificuldades que eles enfrentam é a resistência das empresas de realizarem auditorias, e o fato de muitos serem arredios a ter um sócio – este último, um problema mais cultural.

A insegurança jurídica no país é um outro entrave que afasta os investidores. Aqui no Brasil, diferentemente da Europa, o juiz revê cláusulas contratuais quando o contrato já foi assinado. E isso assusta os empresários de fora, que não tem certeza que o que foi estabelecido será efetivamente cumprido. Todos lembram bem a fama do Brasil em quebras de contratos no passado.

Mas, felizmente, ainda há boas notícias. Aqui em PE, por exemplo, os segmentos que mais atraem os investidores estrangeiros são os de infraestrutura (obras), energia renovável e o sucroalcooleiro, e as negociações caminham bem. O Brasil jurídico e o governo bem que poderia dar um basta na burocracia atual e aproveitar melhor este boom de novos investimentos.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.