Vale a pena morar junto?

Ontem, conversando com um casal amigo, eles me confidenciaram que tem uma vontade enorme de morar junto, falavam como se o ato fosse, para eles, um experimento entre o namoro e o casamento seguro. De certo modo, concordo com eles, que é uma "experiência", embora também possa ver isso com a mesma ideia de que é uma união estável ou um casório. Tanto faz.

casar-ou-morar-junto

Coincidência ou não, na semana passada, dois outros amigos me perguntaram sobre isso. Queriam saber igualmente como é dividir a vida com o outro sob o mesmo teto, sem a interferência (direta) da família, e sem filhos, etc. Como eu já tive uma experiência, eles queriam saber de mim como é esta vida; como é, por exemplo, decidir as coisas a dois, andar pelado no meio da casa, dormir abraçadinho com o par, vê-la acordar, observá-la dormindo... (Obs: não sei se ocorre com todos, mas eu amo ver a pessoa amada dormir.) Enfim, eles queriam saber essas coisas todas que são reais e estão ao alcance de quem mora junto.

Primeiro, é bom entender que casais que não moram junto mas convivem muito – se vêem ou dormem na mesma cama algumas vezes por semana – costumam de certa forma já se sentir casados. Outro dia, um amigo meu me disse: "É como se nós morássemos juntos"... Pode ser.

Morar junto, e assumir as responsabilidades deste tipo de relacionamento, é tambem ter orçamento familiar (vai pagar água, luz, internet, gás, TV, plano de saúde...), cuidar de reparos na casa (desde o cadeado emperrado no portão ao reboco da parede que está desabando), decidir junto, ceder algumas vezes, e chegar bem perto dos defeitos do outro (muito perto!), e até mostrar os seus. É também sustentar o companheiro(a) e confiar nele(a) como sustentáculo. E há mais: morar com o outro é ainda enfrentar aquela cobrança social de gente que torce o nariz porque você não é casado no papel nem tem as bênçãos de Deus, e assim, perder algum tempo da vida mandando esse povo todo à merda.

Enfim, morar junto - ou morar só - para quem tem responsabilidade é bom. Não importa se você é casado no papel ou não, o que importa, o que vai importar mesmo, é que você more com quem ama. E com quem e por quem é amado(a).

8 Comentários:

C. disse...

Conviver junto sem casar é como a convivência de um casal de piriquito, na minha opiniao. Entao... ou se faz inteiro ou pela metade. A escolha é unicamente da pessoa! (óbvio).

Beijosss

Anônimo disse...

verdade, para morar junto temos q saber respeitar aquele q convive com nós e estar feliz ao lado de quem ama

Anônimo disse...

sim,desde que haja respeito,parceria,compreesão e não haja cobranças exageradas um com o outro, para não ficarem sufocadas com o relacionamento. se não obedecer esses requisitos o relacionamento pode se transformar em um verdadeiro inferno,digo isso por experiencia própria, (antes só do que mal acompanhado).

p disse...

morar junto as vezes é um saco, vivemos em função do outro, temos que dar satisfação de tudo, quando saímos sozinhos ficamos preocupados em voltar logo pra casa resumindo perdemos nossa liberdade morro de saudades do meu tempo de solteiro onde podia sair sem ter hora pra voltar.

Anônimo disse...

Morar junto tem horas que é uma merda!
Pode ser que seja bom pra quem realmente é companheiro! No meu caso, foi uma bosta!

ps disse...

minha vida se tornou um inferno apartir do momento que coloquei uma mulher dentro da minha casa,não passamos uma semana sem brigarmos, faço tudo por ela,sou uma pessoa calma ate da igreja participo, porem ela parece que tem um espírito de brigas dentro dela.
vou ver ate quando vou aguentar esse inferno em minha vida, será que todas as mulheres são assim?

Unknown disse...

Eu odiei.....o foda que ela nao larga mais...e nao intende ou nao se importa em saber que nao estou feliz...depois que acontece a traicao o fdp sou eu neh

Anônimo disse...

Moro junto ha 6 meses nos damos super bem quase nao ha brigas fazemos tudo juntos estudamos na mesma sala fazemos medicina,enfim esta sendo tudo muito bom,no tempo do namoro brigavamos muito foi so compartilhar a msma casa q tudo mudou e pra melhor.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.