Manual de sobrevivência do Twitter para políticos

Os políticos estão aderindo em massa ao Twitter. E, realmente, ter a ferramenta como multiplicadora de discursos é bom para eles. Este excelente meio de comunicação é interessante tanto para os eleitores quanto para quem é candidato. As propostas divulgadas no twitter atingem mais rapidamente uma enorme quantidade de pessoas.

Políticos e o Twitter

Entretanto, segundo um case ocorrido recentemente com o Senador Aloisio Mercadante (anunciou pelo twitter que sua renúncia da liderança do PT no senado era "irrevogável" e depois voltou atrás, tornando-se alvo de chacotas públicas), o problema para essa corja da política é saber como usá-lo. E não adianta usar o twitter como meio de propagação de inverdades, de demagogias ou falsas promessas. Diferente da vida offline, nele, se mentirem, eles logo serão execrados.

Como toda rede social na web tem suas regras, segue abaixo algumas pequenas dicas básicas de como usar esta ferramenta - para os políticos.

- Entrar no twitter para fazer um monólogo é fatal. A natureza da ferramenta depende da interação, do diálogo.
- Fique atento. No Twitter tudo é instantâneo e sem filtros. Uma denúncia pode correr o mundo em instantes.
- Excluir da lista de seguidores os que tecem críticas ao seu trabalho fere o caráter democrático da ferramenta, e trará consequências negativas à sua imagem de candidato.
- Criar um perfil no twitter e não atualizar ou não dar respostas é como disponibilizar um telefone 0800 que nunca é atendido. Não faça isso.
- Os seguidores esperam a interação.

Fonte: IstoÉ

2 Comentários:

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Creio que a segunda dica é a que os políticos twitteiros devem estar mais atentos. Isso porque no espaço de tempo em que uma crítica é posta e o momento em que o político a exclui pode acabar com a carreira dele (embora, muitas vezes, terá valido a pena).

Abraços, amigo, excelente quinta-feira.

Daniel disse...

Será uma ferramenta muito interessante e se bem utilizada pode fazer a diferença. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.