Como evitar ser vítima do tráfico de pessoas

Buscar uma vida digna no exterior é um direito de qualquer um, certo? Ok! Mas, sem "informação", você pode cair em uma rede de tráfico de pessoas. Recentemente, aqui em PE, foi detida a sra. Delma Freire, uma mulher que aliciava crianças e as levava para fora do país por meio do tráfico (veja o Caso Jeniffer). Ela também arrumava maridos (ricos) para as meninas em troca de dinheiro e é acusada, entre outros crimes, de 'mandar matar' a própria nora para receber o seguro de vida da mesma - aproximadamente de um milhão e meio.

Tráfico e prostituição de menores

O tráfico de menores é uma realidade neste país, e se alimenta exclusivamente da falta de informação das pessoas - geralmente, moças pobres de cidades do interior. Porém, ele pode ser evitado. O Ministério da Justiça forneceu uma lista de como evitar cair ou ser seduzido (a) para este crime. Veja:

- Cuidado com desconhecidos que prometem ótimos empregos no exterior.
- Desconfie de casamentos arranjados por agências internacionais.
- Verifique a seriedade de agências de modelos e de empregos.
- Informe-se, ainda no Brasil, de como evitar uma situação de permanência irregular em outro país.
- Deixe com a família ou amigos os nomes de seus contatos no exterior.
- Anote endereço e telefones de consulados e embaixadas.
- Não entregue seus documentos, inclusive o passaporte, a ninguém.
- Busque informações na Central de Atendimento à Mulher no número 180.

A pessoa será considerada uma vítima do tráfico se; estiver com os documentos retidos, incluindo o passaporte; impedido de circular livremente; obrigado a trabalhar de forma desumana; casado com alguém que o obriga a exercer tarefas domésticas; e sendo explorada sexualmente com ameaças e chantagens. (Fonte: MJ).

Portanto, fiquem atento, o tráfico de pessoas é um crime previsto em lei. E este é mais um post de utilidade pública aqui do SakuXeio! :-)

8 Comentários:

Irene disse...

Olá, Neto !!!

O trafico de pessoas é muito grave msm. Temos de denunciar com veemencia para que as pessoas fiquem muito alerta em relação a esse crime e não se deixem enganar. Eu já conheçi dois casos de trafico de pessoas e acontece, exatamente, como vc falou: promessa de emprego com otimo salário no exterior.
Não digo que morar fora seja ruim.....pelo contrário, qnd bem planejado, pode ser um otimo aprendizado (conheçer culturas diferentes é muito bom e, lá, tem muitas oportunidades profissionais que, aqui, não tem). Mas, como eu disse e ressalto: tem que viajar com um bom planejamento. Em outras palavras, temos de saber quais as condições de trabalho, onde vai morar, se a empresa que está de contratando é idonea, qual a forma de pagamento do salario, qual o tempo do contrato de trabalho, se a empresa tem indicações, qual será o montante das despesas pessoais em se morar fora do país e por ai vai.
Cautela nunca é demais !!!

Um abraço !!!!!

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Nada justifica o tráfico de pessoas. Esse crime é um dos degradantes. Mas, como você mesmo mencionou, a falta de informação permite que isso aconteça.

E acrescento: ambição destituída do próprio esforço pode levar pessoas a cair na lábia de qualquer pessoa que ofereça vantagens fáceis.

Abração.

Anônimo disse...

socoro estou traficado no estados unidos sofrendo muito mi ajudem

Anônimo disse...

Infelizmente o tráfico é uma grande realidade, onde a ilusão e promessas em busca da felicidade ou condições de vida melhor. (conheçer culturas diferentes é muito bom e, lá, tem muitas oportunidades profissionais que, aqui, não tem). Mais cuidados em outras palavras, temos de saber quais as condições de trabalho, onde vai morar, se a empresa que está de contratando é idonea, qual a forma de pagamento do salario, qual o tempo do contrato de trabalho, se a empresa tem indicações, qual será o montante das despesas pessoais em se morar fora do país e por ai vai. Cautela nunca é demais !!! procure pesquisar sobre até mesmo os cursos que pretende fazer. Existe muitas vantagens e ótimas oportunidades fora que aqui dentro de seu país não nos oferecem. Mais a palavra cuidado tem vários significativos.

Anônimo disse...

O obrigado pelas dicas dadas esse site

Prof. Cris disse...

Sempre vale ressaltar aos jovens que começam a sair de noite, em baladas, festinhas, que SEMPRE avisem onde vão e com quem vão e deixem um telefone para contato.

Isa Farias disse...

Isso e verdade ireei fala sobre isso na escola

Anônimo disse...

Hj em dia o tráfico d pessoas, está sendo mt "utilizado" poor falta d informações das pessoas...
-
Gostei mt das dicas q vc deu aí em cima, e acredito q vão m ajudar a tirar uma boa nota no trabalho do colégio q estou fzd sobre este assunto!
Obg, bjão!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.