Coisas incríveis que você pode fazer com o Google Drive (e provavelmente não sabia)

Se você pensa que o Google Drive é útil apenas como um sistema de armazenamento de arquivos do Google está enganado. Com ele, é possível fazer um monte de coisas além de apenas guardar documentos. Você pode, desde enviar e compartilhar arquivos grandes com muitos gigabytes até a editar imagens. Veja abaixo alguns desses interessantes recursos ocultos.

drive-google-armazenamento-nuvem

Enviar arquivos grandes em GBs

Se você tem um arquivo de muitos megas ou gigabites e precisa enviá-lo por e-mail pode facilmente criar um link desse arquivo no Google Drive, e ele será encaminhado tranquilamente ao seu destino. O destinatário recebe o link do arquivo, baixa ou armazena-o em sua conta para vê-lo depois. Tudo que você precisará fazer é o upload deste arquivo uma única vez para sua conta Google nos servidores do Drive.

Editando imagens no Google Drive

Além de armazenar arquivos, documentos e fotos em alta resolução (o Google Fotos guarda suas fotos do smartphone no Drive) também é possível editá-las ali mesmo. O sistema de armazenamento do Google aceita plugins externos e um dos mais simples e úteis para isso é o Pixlr. A interface do plugin é semelhante a do Photoshop, e ele inclui filtros, camadas e muitas outras ferramentas de edição. Você pode fazer tudo sem sair de dentro do Drive.

Um Drive no Computador

Se preferir, você também pode baixar para seu computador, o software do Google Drive. Qualquer alteração feita nos arquivos neste programa no computador é imediatamente sincronizada com sua conta online do serviço. O aplicativo cria uma pasta de nome Google Drive no computador, baixa e atualiza seus documentos na nuvem.
apps-nuvem-google-drive
Google Scanner

Usando um aplicativo do Drive no seu smartphone Android você pode escanear qualquer documento ou imagem e, automaticamente, este arquivo salvo no celular estará disponível na nuvem do serviço, pronto para ser editado ou compartilhado. O Drive tem se especializado em detectar arquivos OCR e tem feito um belo serviço com seu escaneador digital.

Conversão de documentos do Office

Você também pode converter documentos, textos, apresentações e planilhas do Office da Microsoft para o formato do sistema do Google Drive e, assim, editá-los de lá mesmo. É possível compartilhar esses documentos e até criar um grupo de trabalho com várias pessoas para colaborar, bater papo em tempo real, trocar ideias e mensagens.

Plugins e extensões

Assim como o navegador Google Chrome aceita extensões e, da mesma forma como o já citado Pixlr, você também pode baixar diversas extensões para o Google Drive. Elas auxiliam, por exemplo, em algum trabalho colaborativo. Uma dica é a extensão Zip Extractor, que permite fazer o upload de um arquivo zipado e, de dentro do próprio Drive, descompactá-lo para ver seu conteúdo.

drive-google-nuvem-armazenamento

Backup de arquivos e dados

Armazenar documentos do Office da Microsoft no formato do Drive é uma forma segura de manter um backup de todos os seus arquivos importantes na nuvem. Além do formidável espaço de 15 GB disponíveis gratuitamente do Drive, não há limite de tamanho de arquivos para upload.

Organização e Pesquisa

Além de organizar seus arquivos em pastas específicas, categorizá-las e marcá-los com tags, o eficiente sistema de pesquisa do Google também está sincronizado no Drive. Você pode pesquisar - e encontrar - rapidamente seus documentos antigos armazenados, e pode pesquisar diretamente na web por links relacionados ao tema. Isto é uma mão na roda na hora de achar documentos numa montanha de arquivos, por exemplo.

Acima, foram citados alguns recursos do Google Drive, mas há muitos outros. À medida que você vai conhecendo e utilizando o aplicativo vai descobrindo novas maneiras de realizar as coisas, e isto, com certeza, dará um upgrade na sua produtividade. Experimente!

2 Comentários:

Galvam disse...

Só tem um probleminha... Se o Google achar que seus arquivos de vídeos e imagens tem privilégios autorais, ou seja se você copiar um clipe musical ou o episódio de uma série no Google, ou mesmo uma fotografia baixada da internet o Google simplesmente deleta!

Tiago disse...

Já utilizo o Google Drive há bastante tempo e recomendo. A meu ver, uma das principais vantagens está na possibilidade de editar documentos em simultâneo com outros utilizadores e depois guardá-los virtualmente. Parabéns pelo artigo!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.