Conheça o Li-Fi, uma conexão à Internet na velocidade da Luz

O mundo precisa evoluir sempre. E uma das principais formas de evolução do tempo e das coisas está baseada hoje na tecnologia. Hoje, com a internet, podemos fazer coisas que, no passado, jamais sonhávamos em fazer. A internet nos proporciona, além de entretenimento e informação, um enorme ganho em nossa produtividade diária. São novas formas de trabalhar, de fazer mais com menos no trabalho, e de auferir e aumentar as possibilidades de mais lucros. Hoje, por exemplo, existem empresas que vivem somente no mundo virtual e já são tão ou mais bem sucedidas do que aquelas empresas físicas, de barro e tijolo.

A tecnologia Wi-Fi foi um ganho surpreendente naquilo que depois tornou-se um engasgo da internet, a velocidade. Mas era preciso fazer mais, pois com a chegada de novas demandas, a tendência era que todas as coisas ficassem ainda mais urgentes e necessárias. Então para melhorar a velocidade da internet, e para que ela chegasse a todos os cantos do Globo, vários profissionais se debruçavam – e ainda se debruçam - dia e noite em pesquisas para acelerar a velocidade da rede. Foi num desses estudos que surgiu o protocolo Li-Fi (Light Fidelity), uma evolução do Wi-Fi, a internet sem fio. Está curioso para saber o que é? Então, nos acompanhe.

Li-Fi, Internet, Wi-Fi, Luz

O Li-Fi é um padrão descoberto recentemente que permite que a velocidade da conexão à internet seja feita através da luz. Significaria, em tese, colocar nas lâmpadas que hoje estão em sua casa, chips de conexão à rede que seriam potencializados pela energia comum e acelerariam sua conexão. Todo o projeto foi elaborado e está sendo organizado pelo Instituto de Edimburgo e pesquisadores da Universidade de Oxford (EUA) já atingiram velocidades de até 224 GB por segundo com o Li-Fi.

O Li-Fi seria, por exemplo, uma evolução do Wi-Fi, a internet sem fio que conhecemos mas com conexões ultravelozes. Com esse novo padrão, você poderia baixar 20 filmes e seriados em alguns poucos segundos. Muitos pesquisadores falam em utilizar lâmpadas de LED que são mais econômicas e iluminam melhor, aliando assim o útil ao agradável.

Inicialmente, essas lâmpadas de LED seriam adaptadas com um processador para a transmissão de dados. E em um primeiro momento, estas lampadas poderiam ser caras, mas com a popularização, os preços logo iriam cair. Sem contar o fato de que, como existem hoje lâmpadas em todos os lugares, haveria então conexão sem fio em todos os locais, o que significa ser bastante promissor. O Li-Fi, segundo os especialistas no assunto, é o futuro da conexão sem fios à internet.

Portanto, já podemos imaginar, por exemplo, escolas, aeroportos, hospitais, casas, parques, ruas (por causa dos postes), todos os lugares com internet ultraveloz. Tudo através da luz e com um enorme benefício para todos. A nova tecnologia está recebendo constantes investimentos por parte de empresas e governos e muito em breve estará entre nós.

Oxalá, que chegue logo!

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.