O que significa as telas de resolução 4K?

Você, com certeza, já ouviu muito falar em monitores com resolução 4K. Nas feiras de tecnologia, nas lojas de consumo, etc, mas, afinal, o que seriam estes modelos em 4K? E como se explica esta nova tecnologia?

monitor4k-tela-alta-definição

Explicar o que é a tecnologia 4K não é tão simples. Ela surgiu como um novo padrão para o cinema (resolução de 4.096 X 2.160 pixels e uma proporção de aspecto de 19:10). Nos monitores de computadores de mesa, o 4K consiste em 3.840 X 2.160 pixels e formato 16:9. Por isso, "4K" hoje entende-se por qualquer tela que fique próxima de 4.000 pixels.

Outro modo de entender um monitor de alta resolução (4K) é vê-lo como quatro displays completos de 1080p em um único painel, ou seja, são quatro vezes mais pixels que um painel padrão de 1080p. é a chamada "ultra definição", como diriam os marqueteiros dos fabricantes.

E, de fato, já era tempo mesmo dos monitores evoluírem para um próximo nível. Por exemplo, 1080p são atualmente o padrão para qualquer smartphone que se preze, e tablets com display de 2.560 X 1.600 pixels já é uma realidade. Encontram-se muitos por ai. Notebooks de alta resolução também já são bastante comuns. A boa notícia agora é que os monitores de 4K atualmente fabricados podem ser adquiridos com preços a partir de US$ 400 (cerca de R$ 940 reais, sem contar taxas e impostos). A maioria dos computadores atuais ainda não conseguem tirar proveito máximo de tanta resolução (por limitações nas placas de vídeo), e justamente por isso, as telas antigas ficarão ainda na vanguarda e atuais por muito tempo.

Ocorre que enquanto falamos por aqui numa resolução 4K, na Europa, as empresas já produzem as telas de altíssima definição, as 8K. Incrível, não? E haja novas tecnologias.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.