Manuais e Guias de Primeiros Socorros

A prestação dos primeiros socorros à uma vítima de acidente pode ser essencial para que ela sobreviva. Já sabemos que na maior parte dos casos, quando ocorre um acidente com alguém, não há médico, um serviço de emergência ou um socorrista por perto. É nessas horas que uma atitude nossa pode salvar vidas, seja preservando os sinais vitais da pessoa ou mantendo-a viva por meio de uma massagem cardíaca. Sabendo disso, eu lhe pergunto: E você? Sabe como fazer isso?

manual-guia-primeiros-socorros-

Então, conhecer as principais informações sobre os primeiros socorros, ou os procedimentos básicos necessários para mantermos a vida de alguém a salvo até a chegada de um profissional habilitado, é essencial para qualquer cidadão, principalmente para aquelas pessoas que dirigem ou viajam muito. Não tente saber sobre isso somente quando precisar. Pode ser tarde. Veja aí quatro guias em formato PDF feito pelos principais órgãos que previnem acidentes - todos estão disponíveis na web. Salve-os em seu computador ou leve-os em seus smartphones ou tablets, pois eles poderão ser úteis em algum momento.

Manual de Primeiros Socorros (Fundação Osvaldo Cruz)
Este manual foi criado para orientar pessoas que, não necessariamente, são ligados à área da saúde, mas que desejem saber mais sobre os procedimentos e prestar os primeiros socorros às vítimas. O guia divide o atendimento em etapas e traz informações de como a pessoa deve proceder em cada caso, acompanhada com imagens. Também está disponível no site da Anvisa.

Noções Básicas de Primeiros Socorros no Trânsito (Contram)
Elaborado pelo Conselho Nacional de Trânsito, esse manual traz informações de como agir e prestar socorro em acidentes de trânsito. Em forma de tópicos e com desenhos, ele explica os procedimentos básicos, que vão desde como acionar o serviço de emergência e sinalizar o acidente corretamente até o que não se deve fazer com a vítima. O manual traz ainda uma lista com dúvidas frequentes sobre como agir.

Noções Básicas de Primeiros Socorros (Unicamp)
Criado pela Universidade Estadual de Campinas (SP), esse documento ensina os primeiros socorros por meio de imagens, acompanhadas de um passo a passo sobre como agir em cada situação. De fácil entendimento e bastante objetivo este manual é um bom guia para qualquer leigo aprender como lidar com vítimas de acidentes. O guia traz também uma lista com vários telefones úteis como, por exemplo, do resgate ou do SAMU, que é bom sempre ter guardado.

Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros nas Escolas (PMSP)
Criado pela prefeitura do Estado de São Paulo, este manual foi desenvolvido para pais, professores e pessoas que trabalham com crianças. A idéia é levar informações sobre como prestar socorros às crianças vítimas de acidentes, e também realizar um trabalho de conscientização para prevenir esses acidentes. Didático, o manual ensina com exemplos de algumas situações de acidentes que podem ocorrer com crianças nas escolas ou no entorno dela. Bastante útil.

Então é isso. Lembrando que, para quem quiser ler os guias tanto no PC como nos smartphones e tablets, deve ter o programa - e o aplicativo - do Adobe Reader instalado em seus dispositivos. Até a próxima.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.