Três cidades em Pernambuco serão digitais

As cidades contempladas em Pernambuco para o piloto do projeto Cidades Digitais foram as cidades de Casinhas e Correntes, no Agreste pernambucano, e Bodocó, no Sertão do Araripe. O anúncio feito ontem pelo Ministério do Planejamento prevê que neste projeto, entre outras ações, os 80 municípios escolhidos deverão disponibilizar à população gratuitamente um ponto de acesso público à banda larga.

cidades-digital-pernambuco

Além de promover a inclusão digital, está entre os objetivos do projeto Cidades Digitais, o de melhorar a gestão pública, com a possibilidade de marcar consultas nas unidades públicas de saúde e fazer o pagamento do IPTU via internet.

Os critérios utilizados para selecionar as 80 cidades para este projeto piloto foram: cidades com menor IDH, e municípios com até 50 mil habitantes e que estivessem localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. E que estes municípios ficassem distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones). Também foi acentuada a responsabilidade das prefeituras em fornecer equipes para treinamento nas operações da rede. A ideia é tentar diminuir a desigualdade entre as cidades no país.

As cidades beneficiadas terão que entregar o anel de fibra ótica pronto e já instalado. Além de treinar funcionários e dar garantia de três anos aos equipamentos. Somente após três anos, é que a manutenção ficará a cargo das prefeituras.

As cidades foram distribuídas por região assim: Nordeste (36 municipios), Norte (13) e Sudeste e Sul (15 cada uma). A região Centro-Oeste ficou com apenas uma localidade. Acesse e veja aqui todas as cidades contempladas neste projeto social.

1 Comentários:

Anônimo disse...

O governo trabalha bem.O que falta é honestidade por parte responsáveis, que na maioria das vezes desvia as verbas.Então gente vamos colaborar só é preciso ser honesto e assim quem precisa será beneficiado.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.