Porque há tanto Preconceito com o Nordeste?

Não é porque a Internet é publica que devemos esbravejar nossas opiniões no Twitter ou no Facebook. Muitas pessoas se aproveitam da ausência de leis na web, e da possibilidade do anonimato na rede, para atacar outras pessoas ou grupos, mostrando, assim, a sua face mais raivosa. Foi o caso recente, por exemplo, da twiteira @SophiaofDreams que agrediu os nordestinos pelo Twitter. Mais uma vez, outro caso absurdo.

tweet-preconceito-nordeste

Uma das coisas abomináveis é ver alguém disseminando pela internet a discriminação e o preconceito contra os outros. E é muito estranho quando esse "ódio" todo vem de pessoas cultas, que muitos consideram inteligentes, de nível superior e até bem informadas. Eu acho muito estranho isso. Porque essas pessoas fazem assim? Será que é algum problema na educação em família, ou é mais um problema psicológico ou psiquiátrico desta pessoa?

A primeira impressão que eu tenho é que pessoas assim são disfarçadamente invejosas, recalcadas, ou até bairristas, que não aceitam, por exemplo, o crescimento atual do Nordeste. Ficam com medo de verem a sua região perder o "domínio econômico" para os nordestinos. Disseram-me uma vez que, estas pessoas, pela instrução que possuem, acham mesmo que o seu Estado, sua região e até o Brasil lhes pertence... por direito. E que, para elas, nordestinos é uma classe inferior, que só serve para "trabalho escravo", e não para a vida.

Todos sabem que, historicamente, o Nordeste sempre foi um grande fornecedor de mão de obra, desde o ciclo do borracha até a industrialização. Assim, é possível crer então que pessoas do sul e sudeste (incluindo os políticos de lá), e não todas obviamente, veem os nordestinos como inferiores porque eles sempre ocuparam os postos tidos como subalternos.

Sinceramente, se esse for o caso, é uma visão medíocre. E é lastimável que existam pessoas com essa mentalidade no país e espalhadas pela Internet. É a prova de que o Brasil ainda precisa evoluir muito. E a internet precisa, urgentemente, de leis.

9 Comentários:

Lucas disse...

Ela disse isso porque não sabe que aqui no Nordeste só tem gente que luta pelo seu futuro.

Aqui, só tem trabalhador sério e gente de bem.

marcos disse...

Existem varios estereotipos em relacao ao nordeste do Brasil. Mas, quem ler, sabe. Se as pessoas do sul e sudeste teem preconceitos em relacao ao nordeste do Brasil deve-se a falta de educacao e conhecimento. Sinal que, o ensino nas escolas do sul devera melhorar nos anos vindouros.

Auriane disse...

Convido qualquer um a começar daí mesmo, de onde está no Brasil, é só procurar ler mais sobre o Nordeste e, se possível, conhecê-lo de perto para constatar que a maioria dos nordestinos não passam sede e fome, como dizem. pelo contrário, compartilham sua hospitalidade com um sorriso estampado nos rostos e passam momentos agradáveis rodeados de belezas naturais indescritíveis.

Anônimo disse...

O preconceito por aqui persiste porque estamos num país de mal educados, em todos o sentidos.

Anônimo disse...

PRECONCEITO É UM ATO DE EXTREMA IGNORÂNCIA

Anônimo disse...

Abaixo o preconceito.

Anônimo disse...

Falta de cultura, falta do que fazer, falta de viajar, e manipulacao de informacoes...

Anônimo disse...

Acredito que é agressivo tratar pessoas de outras regiões de forma preconceituosa, mas também considero agressivo você vir de outro estado por livre e espontânea vontade e começar a agredir com comentários desnecessários sobre o estilo de vida do local escolhido para morar também é uma forma de preconceito...pego trem, busão, metrô e vejo um monte de gente reclamando de São Paulo enquanto jogam papel no chão ou falando da dificuldade de viver aqui enquanto empurra um mulher gravida no trem...se todo mundo que reclama-se de São Paulo fosse embora para seus estados com certeza seriam mais felizes já que geralmente as lembranças são de um lugar mágico onde tudo é lindo, mas se essas mesmas pessoas, cidadão comuns como eu ou você resolve-sem parar de reclamar e começa-sem a fazer algo para melhor a cidade ou estado de São Paulo através de pequenas atitudes como não jogar lixo não chão e outras coisas mais a cidade seria melhor para todos, e se ao invés de mudarem para cá para reclamar luta-sem por uma melhora em seus estados tão cheio de recursos e belezas naturais também viveriam melhor e tudo começaria a ter outro rumo...fora preconceito sim, mas vamos ter atitudes mais pro-ativas? Seja você da onde for...

Unknown disse...

Pra mim, as pessoas que tem preconceito com o Nordeste são pessoas que foram manipuladas pela mídia. Sou baiano, morei 12 anos em São Paulo, hoje tenho 18 anos; quando meus pais decidiram morar na Bahia, fiquei muito triste porque eu achava que a Bahia era pobre, só tinha roça e gente pobre como passava na tv, me enganei, e me enganei feio mesmo! um lugar lindo cheio de arvores, estradas, casas, lojas, carros e motos como qualquer outra cidade; fora que o céu daqui é lindo, até a data de hoje, já vi 9 estrelas cadentes, fora a quantidade de turistas. Então, resumindo, o preconceito só existe por manipulação e por falta de conhecimento,igual a essa Sophia, burra!.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.