Lula e o preconceito contra o Nordeste

Um post recente do colunista da Folha SP, Josias de Souza, em que ele cita a imensa popularidade do presidente Lula em PE (95%) teve um debate acalorado nos comentários. Apesar da moderação do autor, ainda era possível ler trechos preconceituosos como esses:

"O que o bolsa família não faz", "Só os analfabetos e desinformados votam em Lula", "Um fominha zero e o mini bolsinha família conquistam o eleitorado em PE, que sempre foi conformado com a mesmice e a cretinice", e o irônico: "Tá explicado porque (a audiência), Pernambuco estado mais desenvolvido do país, onde se teve origem os maiores cientistas, intelectuais, empresários, industriais etc, etc, etc, enfim um estado modelo. Modelo de vergonha ou seria falta dela?"

Este último recebeu uma resposta até a altura: "Não, meu amigo. Pernambuco é um estado que muito orgulha nosso país. Modelo de vergonha são suas palavras, seu preconceito contra pobres e suas bobagens ditas com pompa reacionária. Se há uma coisa que envergonha o Brasil são pessoas como você, que tripudiam sobre pessoas que precisam de ajuda."

lula-povo-nordestino

Sinceramente, nem vou falar da discriminação e do preconceito desse pessoal do sul com o povo nordestino. Sei que esses que criticam o governo, na verdade, só o fazem mesmo para "aparecer". Eles também se beneficiam da pujança de nossa Economia. São uns hipócritas que se dizem democratas, patriotas, mas se ocultam nos momentos mais importantes e só sabem falar mal depois. Se estivessem sentado na cadeira da presidência não fariam nem um terço do que o presidente Lula fez - mesmo com esses imensos problemas do Brasil que não são apenas no Nordeste.

É um absurdo, portanto, encontrar ainda nos dias de hoje pessoas com esta mentalidade. Gente que pensa que sabe de tudo, que torce para o país fracassar, que ignoram os fatos e ficam dizendo o tempo todo que o PIB de 9% (no trimestre) vai por o país em um buraco. São essas pessoas que, por não ter a capacidade para o negócio e nenhuma sensibilidade com os outros e com os mais pobres, e apesar de terem nascido em berço de ouro e estudado nas melhores faculdades do país (uma oportunidade na vida), na verdade são crianças adulteradas. Sem noção da realidade, da terra em que vivem, e que parecem nunca irão ficar adultas. Lamentável.

15 Comentários:

Luis Carlos disse...

Não sou nordestino, mas tenho um carinho enorme por este povo e esta região. Trabalhei por 20 anos e foi aí onde tive meus melhores momentos, de vida e de profissão. Sempre que volto sou bem recebido. O povo é muito hospitaleiro.

Declarações como essas são mesmo infantis. De quem não conhece este povo.

Abraços Neto!

Roberto Hyra disse...

Neto

O colunista da Folha poderia moderar os comentários se assim quissesse. Ele não fez porque deve partilhar do mesmo pensamento daqueles que desrespeitam o presidente o chamando de 'beócio' e a ex ministra Dilma de 'terrorista'. Não acrescentando nada de útil ao bom debate.

Me diga uma coisa: você acha que essa gente que se diz instruida, e xinga o presidente da nação em que vivem (mesmo sendo ele da oposição) merece ser levado a sério?

Valdeir Almeida disse...

Isso é revoltante.

As pessoas têm extrapolado o campo político e chegado aos ataques preconceituosos.

Independentemente de Lula ter feito ou não um bom governo, nada serve de argumento para atitudes preconceituosas contra a região Nordeste.

Os preconceituosos do Sul/Sudeste se forem para a Europa e os Estados Unidos sofrerão preconceitos dolorosos por serem latino americanos. Até mesmo Gugu, no auge da carreira como apresentador, teve o passaporte retido na Europa. Veja só: um cara rico, loiro de olhos azuis, apresentador de TV foi vítima de preconceito só por ser latino.

Portanto, não se deve fazer com os outros aquilo que não queremos que os outros façam conosco.

Preconceito e intolerância contra o Nordeste, em pleno século XXI. Por que essa insistência? Inveja do desenvolvimento da região?

Valdeir Almeida disse...

Amigo Neto, desejo-lhe uma ótima semana.

Abraços.

Elisa disse...

É óbvio que há algumas pessoas que prefereriam que não houvesse desenvolvimento e/ou oportunidades e mais informação no Nordeste - afinal, é ali onde se consegue votos de cabresto.

Mas, felizmente, esta posição está mudando. O Brasil não é só o eixo Sul/Sudeste. Acredito que quem pensa assim é minoria.

junio davidson disse...

Há quem diga que esse "preconceito" foram coisas inventadas pela PTralhada para confundir o eleitorado.

Época de eleição é pau!

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eu concordo com o seu texto. Realmente o preconceito de muitos "sulistas" é bem visível e vergonhoso. Mas é como vocè disse,
"são crianças adulteradas... sem noção da realidade, da terra em que vivem, e que parecem nunca irão ficar adultas".

Nao há melhor definiçao.

Um abraço!

Jeferson Diesel disse...

Meu pai sempre dizia:
"fala o que quer, ouve o que não quer".
Ou: Falar é fácil, supere-o!
abraço Neto

Elisa disse...

O preconceito existe não contra os nordestinos, mas contra os pobres.

Quem tem dinheiro não sofre preconceito. É sempre bem tratado - em qualquer lugar.

Carlos Benonil disse...

Cara! O que há não é preconceito, mas ignorância.

Sou pernambucano, moro em SP e conheço o Brasil porque viajei muito. A maioria desses preconceituosos que conheço, muitos deles nem sequer conhecem o bairro em que moram, desconhecem o paraíso que é o Nordeste, e não sabem nem aproveitar as oportunidades no estado onde vivem.

São burros de carteirinha, e mais ainda agora em que o Nordeste está crescendo e 'chovendo' grana $$$$

Glauco Cunha disse...

Boa tarde a todos.

De início, achei interessante o título, mas só isso...

Ao final, percebi que era, tão somente, apenas uma Ode ao nosso respeitável presidente e à forma como as "políticas sociais" são levadas a termo nesse país.

Destarte, não venho aqui fazer críticas a ninguém, apenas tenho a intenção de, tal como o autor do referido post, também apor a minha opinião.

Ressalvado o fato de que, ao meu ver, nosso Presidente e seus antecessores usam o Nordeste como bolsão de votos, não vejo com bons olhos a política assistencialista que distribui esmolas indiscriminadamente.

De fato nosso sofrido povo realmente precisa de ajuda, independentemente se mora no nordeste ou no sul do país, afinal necessitados existem em todos os lugares.

Entretanto, o que nosso povo precisa é de oportunidades, representadas por investimentos sérios em educação e criação de empregos.

Uma "ajuda" de R$ 90,00 por mês (p. ex.) não vai devolver a dignidade a este povo tão sofrido, pelo contrário, fomentará cada vez mais o ócio, sendo esta situação, sim, um grande descaso com a população.

Por final, tenho, sim, que tanto o presidente Lula quanto todos aqueles que o prescederam são todos PRECONCEITUOSOS, pois que não levam ao sério o mais valioso legado deste país, qual seja, seu POVO, quer seja rico ou pobre, do sul ou do norte.

Glauco Cunha

clarindo disse...

Sou catarinense. Entendo que o povo nordestino, no que concerne as pessoas desempregadas ou sub-empregadas, deve receber apoio para profissionalização e devem haver maiores investimentos em agricultura, indústria e turismo na região. O que este governo faz é anestesiar os ânimos dos pobres do Brasil com uma pequena esmola mensal. Esta pequena ajuda só faz os pobres ficarem mais dependentes, e não tornarem-se independentes com uma renda mensal justa. Sou considerado de classe média e não percebi nenhuma melhora com este governo, apesar de ter votado nele nas duas eleições, a classe média é esmagada entre as classes pobre e rica, só paga impostos e não recebe nada em troca, as estradas estão um lixo, a educação e saúde pública são vergonhosas. Lamento mas entendo que quem defende este governo é porque possui um cargo comissionado, ou recebe alguma ajuda, estou muito desanimado com a classe política no Brasil, fico indeciso entre votar em branco ou tentar outra linha de governo, mas parece que sempre vamos ficar patinando.

Daniel Savio disse...

Neto, é algo complexo, pois não adianta dar auxilios senão mudam o problema básico que faz depender desta bolsas...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Adriana disse...

sou contra o que esse jornalista escreveu, mas gostaria de pedir que qndo for xingar, não generalize, pois você xingou a região sul inteira, e o cara a do sudeste e não são todos que concordam com ele. cuide um pouco, essas atitudes só aumentam essa rivalidade desnecessária.

Anônimo disse...

Eu sou brasileiro. Não tem essa de Norte, Sul, Sudeste... isso tudo é besteira! Não votei em Lula e percebo que ele fez bem pouco e que roubou muito e deixou que roubassem também. Mas ele já se foi e o meu Brasil continua aqui. Portanto, é melhor deixar o preconceito de lado e arregaçar as as mangas, pois temos muito trabalho para fazer, para que este país seja realmente digno de sua posição no mundo.
Felicidades aos que pensam grande!!!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.