O preconceito com os nordestinos no Twitter

Após a vitória de Dilma Rousseff e o fim das eleições, acusações xenófobas contra os nordestinos causaram tumulto nas redes sociais. A polêmica foi criada pela estudante de Direito de São Paulo, Mayara Petruso, a partir da falsa ideia de que foram os votos da região nordeste os responsáveis pela eleição de Dilma, e pela derrota do candidato dela, José Serra.

preconceito-racismo

Alem do absurdo das frases no twitter, Mayara ainda escreveu no Facebook: "Afunda Brasil. Deem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar vagabundos que fazem filhos para ganhar a bolsa 171".

O comentário repercutiu tanto que logo iniciou-se uma guerra regional na rede social com as hashtags #nordestisto e #orgulhodesernordestino atingindo os trendings topics do twitter, além de surgir outros termos como "Norte/Nordeste" e "Sul/Sudeste". As reações foram imediatas, mas a frase de Mayara foi, realmente, infeliz e lamentável. A frase é fruto de um preconceito velado contra os pobres e de racismo, coisas que não deveria mais existir.

Para mim, Mayara deveria procurar outra razão para a derrota de Serra (seu candidato), porque, no Brasil, o voto de cada um tem peso igual. Se a eleição brasileira fosse como nos EUA, onde os votos são divididos por estado, de acordo com o número de delegados, aí sim poderia se atribuir a derrota a uma região, mas nunca com o uso de preconceito.

Essa moça precisa, urgentemente, fazer um exame de consciência e se inteirar mais sobre direitos humanos e civilidade. Para uma pessoa que se acha tão instruída, ela não foi só infeliz com a frase, ela foi longe demais.

Veja abaixo o vídeo com outras frases preconceituosas. A OAB-PE já entrou com uma ação no MP de SP.

13 Comentários:

Elisa disse...

Como diretora e educadora de escola quase chorei ao assistir esse vídeo.

Sou uma das pessoas que mais incentiva meus alunos a se abrirem para o mundo e a lerem textos pela internet. Fico muito triste quando vejo jovens com essa forma de pensar.

Roberto Hyra disse...

Algumas pessoas me perguntavam se o problema estava na Educação oferecida nas escolas, digo que não. A Escola não se envolve nisso. É apenas a opinião pessoal de alguem. Este tipo de atitude de alguns jovens (de "alguns", não todos!) são mais reflexos da educação que eles tem (e tiveram) no lar, em sua própria casa. Os pais são os primeiros influenciadores dos filhos.

Quando eles observam alguma "coisa errada" nos pais, tendem a agir no mundo como se isto fosse uma coisa normal.

Sempre falo que as escolas formam as pessoas para o mundo, mas sem o apoio e a participação dos pais essa ideia é muita vaga.

Sissym mascarenhas disse...

Não sou nordestina, mas morei 12 anos no Nordeste (Fortaleza-Ceará) com meu ex-marido e adoro a hospitalidade desta gente. É um lugar que eu voltaria com certeza sem pestanejar.

Essa polêmica é um absurdo. Essa menina é uma pessoa que tem muito a aprender ainda na vida. Acho bom que seja processada e pague. Para que, ao menos, sirva de exemplo à outros jovens que pensem assim como ela.

Cultura Nordestina disse...

A web, por ser um canal em que o anonimato prolifera e é estimulado, tende à isso. As pessoas mostram nela seus piores sentimentos - uma vez que não podem externá-los na vida real.

Lamentável.

Anônimo disse...

Se ela é estudante e pensa desse jeito, imagine quando ela for uma juíza ????????????????

Fábio Mayer disse...

Essa gente toda, que postou mensagens xenófobas e incitadoras do crime, deve ser processada e punida.

É inaceitável que em pleno século XXI o Brasil ainda conviva com gente dessa laia, desse baixíssimo nível intelectual e nulo de consciência social.

Me admira muito essa moça, que é estudante de direito, escrever tamanho absurdo, praticamente confessando ser destituída do mínimo bom senso. Um estudante de direito tem a obrigação de saber medir as palavras, caso contrário, desista do curso!

Eu fui chefe por poucos meses, de 100 trabalhadores rurais no interior do RN, cidade de João Câmara. Uma gente honesta, trabalhadora que enfrentava sol a pino de uniforme e equipamentos de proteção sem reclamar e também recebia uns quebrados de bolsa-familia. Nenhum deles se encostou em governo nenhum e, pelo contrário, estavam muito preocupados porque a empresa estava em crise e eles podiam perder seu emprego com carteira assinada. Gente de bem, que chorou de alegria quando a fazenda abriu o primeiro poço artesiano e trouxe a água que tanta falta lhes fazia.

Essa gentinha que escreveu essas m... no twitter, esquece que os nordestinos ergueram São Paulo, e que nós, sulistas, colonizamos o centro-oeste e parte do norte, e que mineiros, cariocas, paulistas, paranaenses, catarinenses e gaúchos, os tropeiros, colonizaram o Brasil de norte a sul, como os bandeirantes abriram as fronteiras do Oeste.

O Brasil deve muito às suas migrações e deve muito aos nordestinos corajosos que subiram em paus-de-arara para levar força de trabalho para o sul.

O nordestino, bem dizia Euclides da Cunha, á antes de tudo um forte! Temos que cultuá-lo como faz o pessoal do Centro-Oeste onde se encontram cuias de chimarrão e CTG(s) lembrando dos sulistas que desbravaram aquela terra.

O Brasil é um só, por mais que recalcados pensem que suas idéias tortas se apliquem para se vingar de uma derrota eleitoral comum.

Leandro enes disse...

O problema dos universitários hoje, principalmente das universidades particulares, é falta de educação e ética. Por ser uma faculdade paga, eles acham que por pagarem eles tem direito a tudo, inclusive desrespeitar minorias como Negros, Nordestinos, Homossexuais, Gordinhos, Mulheres e etc.

No tempo dos meus pais, universidade era um centro educacional, hoje mostra-se tudo dentro de uma faculdade, menos a EDUCAÇÃO!

Marcia disse...

Quem já foi ao Nordeste, sabe o quanto todos nós somos bem recebidos por todo aquele povo maravilhoso! Mas, mais do que isto, todos somos parte da mesma pátria mãe, Brasil. E cada pedacinho de cultura deste chão é uma obra de arte de Deus em nossas vidas. O ato é lamentável.

Camila disse...

Que seja punida! Para mostrar que não é pq está na rede que está protegida atrás de uma id falsa, sendo um fake ou que não há formas de a lei ser cumprida!

Que muitos tenha feito print e envie ao MINISTÉRIO PÚBLICO, pq ela já apagou todos os posts.

Anônimo disse...

E de onde saiu essa Mayara tem muito mais gente...

Anônimo disse...

Todos lamentam e condenam o ato racista da Mayara, mas somente no plano das ideias, da boca pra fora. Todo o arcaico sistema jurídico brasileiro a PROTEGE. A lei anti-racismo existe há décadas, mas ninguém nunca cumpriu 1 ano de pena, sequer foi condenado...Por quê? Porque o racismo, assim como a corrupção não derramam sangue... Quando derramam, aí o tipo penal é revertido para agressão física ou homicídio, nunca prevalecendo o ato racista causador... O ato racista da Mayara desnuda a HIPOCRISIA da sociedade brasileira, que tenta em vão ocultar nosso racismo ancestral, desmentindo seus baluartes negadores, como o Sr Demétrio Magnolli...

E o pior de tudo é que essa menina, ao que parece, não só não será punida por racismo, como ainda será capa da Playboy...E não será punida não é porque não haja meios jurídicos de o fazê-lo, não...ela não será punida, como tantos casos anteriores, porque a sociedade PROTEGE o racista indiscreto, alegando várias atenuantes: "é apenas um desabafo de uma jovem, ela não quis ofender, foi no calor da contenda, já se arrependeu, não se dirigiu a alguém específico, etc, etc, etc..." Daqui a um mês ninguém mais falará disso....e fica por isso mesmo...até o próximo racista indiscreto, num arrobo de ódio, descontrolar-se e expor seus verdadeiros pensamentos...racista é como pedófilo...pessoa insuspeita...até que aflora o pensamento e o ato se consome...a diferença é que o pedófilo é punido...o racista não...

NORDESTINO COM MUITO ORGULHO, OXENTE!

Daniel Savio disse...

Cara, o Brasil inicialmente era o Nordeste, tanto que as primeiras capitanias mais fortes eram os nomes deste estado...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Anônimo disse...

A essa moça (mayara) e a algumas dezenas de pessoas das regiões brasileira de "primeiro mundo" eu digo: A EMBRIAGUÊS PASSA,O VÍCIO PASSA, A CARÊNCIA SOCIAL PASSA, PORÉM A ESTUPIDEZ JAMAIS PASSARÁ.
Digo também que essas pessoas deveiam estudar um pouco mais a história de seu país, primeiro porque todo brasileiro é nordestino, haja vista quer o brasil nasceu no nordeste, e segundo proque mesmo os ricos sudestino são colocados na condição de subdesenvolvidos quando comparados à Europa, Ásia ou EUA. Portanto, seus ignorantes, estudem!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.