Sobre o protesto estudantil no Recife

O povo de Pernambuco precisa saber, com clareza, em que condições a polícia militar pode utilizar armamentos ditos não letais, como os sprays com gás de pimenta e as bombas de efeito moral nas manifestações estudantis. Todos sabem que estes artefatos podem causar danos à integridade física dos que por eles forem atingidos. Nada contra a intervenção policial quando o problema se agrava, mas é preciso moderação.

protesto-estudantes-recife

Nas manifestações dos estudantes contra o aumento das passagens de ônibus aqui no Recife – pacíficas, diga-se de passagem -, vários transeuntes e moradores foram atingidos por essas armas policiais, com alguns ficando atônitos, sufocados e até tendo que ser socorridos. A polícia pernambucana já é tida como uma das mais truculentas, após esse episódio então, a coisa não fica boa. Muitos pedestres que nada tinham a ver com o protesto foram atingidos. Lojas fecharam as portas e houve bastante correria. A PM deveria capturar apenas os que estivessem envolvidos em atos criminosos.

A maior verdade é que precisamos realmente refletir, não só aqui no estado, se estamos mesmo preparados para ser e atuar como uma sociedade moderna, pois, sociedades modernas e democráticas sabem conviver com manifestações políticas e protestos. O que não pareceu ser este caso.

Será que aprenderemos algum dia?

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.