Diante da possibilidade de Dilma Rousseff ser eleita já no primeiro turno como a primeira mulher presidente do Brasil, segue com um misto de surpresa e em constantes erros a estratégia da campanha tucana do candidato da oposição, José Serra.
Caindo nas pesquisas, Serra, cada vez mais, continua errando feio. Prova disso foi quando tentou associar o seu nome ao de Lula na TV, como o melhor candidato à continuidade do atual governo e, logo após, numa posição vacilante, criticar o governo. Ou seja, sua campanha está sem definição. Sem rumo. Sem convicção e atônita.
José Serra não é um candidato ruim, e foi um bom governador no estado de São Paulo, mas, alem do azar, tem problemas crônicos de conteúdo, de ação e atuação. E os erros, incrivelmente infantis de sua campanha, não condizem com a figura que ele tanto prega de um político mais 'experiente' para governar. Na verdade, penso que os erros dele começaram em 2002. Vejam:
1 - Em 2002, ao concorrer pela primeira vez, Serra o fez na base da imposição ao ex-presidente, FHC – que, no íntimo, sabia do seu impulso desagregador e de sua fragilidade política.
2 - Em 2006, na disputa com Geraldo Alckmin para ver quem iria ao planalto, Serra esticou até onde pôde sua decisão, e atrapalhou uma campanha que poderia ter sido bem-sucedida.
3 - Agora, em 2010, e antes do período eleitoral, Serra tambem bateu o pé dentro do partido para que seu nome fosse escolhido, sem sequer permitir ao concorrente, Aécio Neves, o direito a prévias.
4 - Serra também errou quando, no início, se acomodou diante da vantagem numérica que possuía sobre Dilma e Marina (por simples inércia, diga-se), e errou mais ainda ao acreditar que Dilma seria facilmente descontruída no confronto entre seus currículos e suas experiências administrativa.
5 - Serra errou de novo ao desconsiderar partidos aliados com sua postura senhorial, e errou no 'timing' da formalização da candidatura.
6- E por fim, Serra tambem errou na escolha do vice Índio da Costa. Um zé ninguem que se mostra inepto para a função pretendida.
Com falta de recursos financeiros e o desânimo tomando conta de sua campanha, os aliados o abandonam e, hoje, para tentar diminuir a distância que o separa da Dilma, Serra e sua equipe procura incessantemente um fato novo (e criar um factóide) para levar o pleito, no mínimo, ao segundo turno. Parte para o ataque na base do tudo ou nada, e vale-se de qualquer coisa: "Quebraram o sigilo fiscal dos amigos do PSDB? Foi Dilma que fez. O PT tem ligação com as Farc? Foi a Dilma quem começou. Uma ditadura está sendo construída no país? É a Dilma que fará..."
O desespero apenas aponta para a sua derrota. Hoje, faltando ainda 30 dias até as urnas, Serra está cada vez mais perdido - e esquizofrenico.
16 Comentários:
O erro de Serra e de seu partido, esse clube fechado de amigos, foi o de subestimar a CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO dos fatos do povo brasileiro.
Eles sempre acharam que nós, os ignorantes e imbecis, estaríamos todos prontos a aceitar suas decisões, porque eles são "os melhores administradores a dizer o destino desse país". Foi assim há 20 anos.
A vitória de Dilma no primeiro turno é a mudança disso tudo. Espero que eles aprendam a lição.
José Serra está vivendo um dilema hamletiano:
Ser ou não Ser? (a continuidade do Lula)...
Eis a questão. rs
Com a queda da oposição nas pesquisas, preparem -se todos agora porque a eleição vai entrar numa nova etapa.
Será pé no buxo, mão na cara, pontapé na canela e na altura dos peitos, soco na barriga, golpes baixos, covardia e muita, muita baixaria... Não duvido nada que o PSDB queira provocar um grande desastre no país pra colocar a culpa no PT e no governo.
Tudo, evidentemente, para levar ao segundo turno.
Enfim, concordo em você em um post! rsrs. Serra cometeu e comete erros cruciais que fazem cair ainda mais a sua campanha. Um abraço.
http://submundosemmim.blogspot.com
#serramente
Não acho vi o serra como um bom governador. O último bom governador do PSDB foi o Covas que se estivesse vivo ganharia fácil.
Serra é inconsistente assim como foi seu governo em São Paulo.
Podemos citar vários problemas do PT e estampa-los em Dilma, mas não podemos negar que é um governo de ação.
Abraçoe ótimo blog!
Srs, a Sra Dilma vai eleger-se por falta de concorrentes, pois se o Lula quisesse ele elegeria um POSTE, tal qual a Dilma de vocês.
Concordo,
Serra se impôs como candidato e não se declarou candidato até o último minuto, perdeu exposição preciosa e impediu que o partido escolhesse outra pessoa.
Fico imaginando se ALckmin fosse candidato novamente, qual seria a situação. Ou se Aécio estivesse na disputa...
...mas parece que minhas previsões de que o PSDB minguaria estão absolutamente erradas, a essa altura dos acontecimentos e dos números nos estados, pode-se dizer que o partido continuará com o mesmo tamanho, podendo sim, virar oposição real contra o governo Dilma.
Basta querer ser oposição d everdade, e não essa coisa amorfa que foi nos ultimos anos.
O PSDB inventou mais uma: a quebra do sigilo de Veronica, a filha do Serra.
Tenho quase certeza que isto é encomenda do DEM. Todos fizeram curso com o ACM. Atenção Dilma, se prepare. O próximo golpe vai ser a revista Veja pagar propina para este estelionatário dizer que foi alguém do PT que mandou fraudar a procuração e quebrar o sigilo.
E la nave va
Sobre a quebra de sigilo da filha do Serra (em verdade, promovida pelos F.D.P. do DEM e PSDB para adiar as eleições):
O método fascista costumeiro é o de criar um clima de terror para manter o voto conservador. Este começa a fugir do candidato, pois sua campanha, além de mal feita, não tem proposta nova alguma e se baseia em um denuncismo que afasta o eleitor médio que deseja melhorias nas suas condições de vida e não escândalos motivados por interesses partidários para vencer uma eleição a todo custo.
O método dessa oposição descabelada revela uma prática na qual o vale-tudo impera e os fins justificam os meios. Serra está completamente desesperado - com a iminente derrota.
Pra quem tava na frente nas pesquisas e começa a perder, Serra está cada dia mais se desesperando com suas palavras e atitudes.
Serra, meu querido, já passou pela sua cabeça que a quebra do sigilo fiscal seja obra de seus amigos????
Serra não é e nunca foi um bom candidato. Ele é perigoso, articulado e um reconhecido "destruidor de imagens" dos seus desafetos. Seu visgo é pegajoso e altamente periculoso. Quem for por ele, dança.
Uma pergunta para reflexão: Se houve a quebra de sigilo fiscal da filha de Serra em setembro de 2009, porque somente agora vazou na imprensa, quando Dilma está disparada à frente de Serra na disputa presidencial? A coisa está estranha.
Tem cheiro da turma do DEM/PSDB aí...
#SERRAMENTE
A quebra do sigilo é tudo armação do próprio PSDB. Na verdade, isso tudo estava engavetado deste 2009, para que neste momento da campanha viesse a tona.
Ora como se admite uma farsa desta ficar um ano sem comentario e neste momento aparece?
O desespero deles está tão grande que não medem nenhum esforço para colocar a filha como BUCHA DE CANHÃO ELEITORAL.
Ele escolheu o Índio da Costa para vice simplesmente para obter mais votos no Rio de Janeiro.O que ele tem hevr com o Serra?Nada.A campanha de Serra já foi.Abraços.
Sobre o caso do sigilo, Serra sabia de tudo. Vejam:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=pIKDfaN5K5A&gl=BR
http://epoca.globo.com/edic/20000228/brasil1.htm
A maneira como Serra faz campanha evidencia sua vocação de dividir o país
JOSÉ
O PSDB DE FHC,J SERRA,G.A,A.NEVES,E.AZEREDO E CIA,NÃO GANHA NEN PRESIDENCIA DE BAIRRO.O POVO NÃO MAIS ACREDITA EM FANFARRONADAS,VIRE A PAGINA SE PENSAS DAQUI À ALGUNS ANOS FAZER OPOSIÇAO SALUTAR.
Qm comete menos erros vence a batalha,pela fragilidade do inimigo, na exaustão, logística, deserção, ficando só...com dívidas para pagar...
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.