José Serra e o desespero da oposição

O candidato José Serra, nas últimas semanas, tem questionado vários setores do governo Lula. Atacou o projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, disse que a Bolívia faz contrabando para o Brasil, fez criticas a falta de informações sobre a participação da iniciativa privada no projeto do trem bala, ao que ele chama de "loteamento de cargos no governo", à ferrovia transnordestina e a falta de investimentos de infraestrutura para a realização da copa do mundo em 2014. Além de ter endossado as palavras de seu vice, quando este aliou o PT ao narcotráfico e às Farcs. Acredito que comportando-se assim, Serra pode estar usando uma estratégia equivocada à caminho do planalto. Pode estar se colocando fora do jogo. No escanteio.

serra-dilma

Lembrando que Lula também usou a tática de criticar o plano real em 1994 contra FHC e perdeu de lavada, não há nenhuma garantia de que falar mal do governo deixe dividendos ou angarie votos. Principalmente quando temos um governo com 77% de aprovação popular.

O próprio Indio Maia (vice do Serra) está usando um script pronto e desenhado pelo PSDB para atacar o governo e o PT. A intenção deles é despertar instintos adormecidos nos eleitores, provocar distorções, manipular emoções e manejar ideias preconcebidas, jogando sujo mesmo.

É bem provável que Serra tenha partido pra esse "tudo ou nada" porque receia perder a eleição (que pode ser a última de sua carreira). Lamentável apenas porque, ao invés de discutir o futuro do Brasil, e ao mesmo tempo em que o país entra numa rota de bonança (alcançando níveis extraordinários e históricos em diversos setores), esses dois individuos passem, apoiados pela mídia fajuta, a fazer constantes acusações sem provas.

Todos sabemos que em toda mudança de governo, e em qualquer nível de poder, é comum as criticas surgirem, mas a verdade é que, partir para contendas, agressões e baixaria são atitudes que não condizem com quem quer que postule o cargo de presidente de uma nação. E sequer dignifica seus nomes à função pretendida.

10 Comentários:

TarcisioP disse...

Neto

Com todo respeito, mas o Serra está descartado. Ele, agora, mostra toda sua destemperança.

Ricardo Aguiar disse...

Como disse Ciro Gomes: "Serra é um lobo na pele de um cordeiro"

Na iminente probabilidade de perder essa eleição, ele agora desfaz-se da face de cordeiro e mostra quem realmente é: o lobo (mau).

ZEPOVO disse...

É isto mesmo Neto.
Serra está radicalizando na medida em que se nota mais perdido,mas usa Indio para o serviço sujo,quem sabe aí reside a dificuldade que os tucanos tiveram para achar um vice, alguém para servir de "boi de piranha".
Indio se mostra um perfeito idiota, disposto a queimar sua pobre carreira sabe-se lá por quantas moedas...

Roberto Hyra disse...

Por isso não me surpreendi quando o Serra disse: "esse governo tem uma capacidade extraordinária de metamorfose"

Ele, com certeza, estava fazendo um juízo de si mesmo.

Ricardo disse...

O título desse post deveria ser "porque eu não vou votar em Serra" rs

Sua justificativa. Mas é um direito que você tem. No entanto, Serra fez um bom governo em São Paulo. O problema é que São paulo não é o Brasil. Apesar de ser o estado mais rico e mais modernizado do Brasil, os interesses de Sampa não podem se sobrepor aos interesses dos outros estados da nação.

thanks!

Jurema Cappelletti disse...

Neto, sobre seu comentários no caso do colunista que faz campanha na sua coluna no jornal, "Esse não leu as regras do TSE para blogueiros e colunistas", as regras devem ser seguidas em caso como esse, visivelmente ilegal, seja em campanha por qualquer candidato.

Mas o perigo é saber até onde vão as normas do TSE, principalmente no caso dos blogueiros, que têm um espaço limitado e pessoal (até prova em contrário, blog é um "diário", mas virtual), sem o poder de marketing de um jornal.

O que é considerado abuso - um conceito bem abstrato e facilmente manipulável - para o TSE? Por isso não aceito normas aos blogueiros.

Jurema Cappelletti disse...

Obrigada pela indicação do site obre as normas eleitorais impostas aos blogs. Já separei para ler de novo com mais calma.

Discordo de qualquer tipo de censura, mas estou completamente de acordo com as restrições ao anonimato, embora deixe o blog livre para todos, mesmo a quem não se identifica.

Estou respondendo aos comentários no seu blog, porque você poderia deixar de ler se colocasse lá. Aiás, você também faz isso. Parece que é a melhor forma, mesmo.

Um abração, Ju

Anônimo disse...

José serra só está falando a verdade.quem é que gosta de esconder os fatos e manipular o povo?

José Prioste disse...

A tática da oposição se funda em um terrorismo verbal que evita as discussões programáticas, já que não possuem uma alternativa ao modelo atual, para atacar a candidata com afirmações que nada contribuem para o debate democrático.

Só que isso leva o eleitor a sentir maior rejeição ainda pelo candidato do fhc, que já não é uma boa referência para o cidadão que não deseja a volta de uma política que nunca se pautou pela atenção aos problemas sociais, mas em atender às exigências do mercado.

Anônimo disse...

O Serra perdeu completamente o rumo, o psdb funciona em sp, mas pro resto...

Votar na Dilma e nos capangas que hj formam o PT nem pensar, já foi um partido sério, quando da sua criação, mas perdeu o sentido até mesmo da sua existência, quando se alia a governos ditatoriais e nada democráticos e com direitos civís quase inexistentes...

Marina Silva é a única salvação e saída!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.