Traduzido do texto original no NYT (15/05/10). Vejam aqui a matéria completa.
Dilma Rousseff à frente na corrida presidencial - Brasil
BRASÍLIA (Reuters) – A candidata presidencial Dilma Rousseff do PT passou à frente de seu principal adversário pela primeira vez na campanha para a eleição de 03 de outubro, de acordo com uma pesquisa divulgada no sábado.
Dilma Rousseff, que promete aos trabalhadores a continuidade das políticas econômicas do governo Lula, foi favorecida por 38% dos eleitores contra 35% para José Serra, o ex-governador de São Paulo, na pesquisa Vox Populi. Uma pesquisa realizada em abril por essa mesma empresa mostrava Serra vencendo Dilma por uma margem de 34-31.
A maioria dos analistas acha que Dilma Rousseff é vista como a favorita para ganhar as eleições devido a uma economia forte e a popularidade do atual presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula está impedido pela Constituição do Brasil de buscar um terceiro mandato consecutivo no cargo.
Para o Vox Populy, Dilma Rousseff, que é ex-chefe de pessoal do Lula, subiu nas pesquisas após uma exposição nacional maior – ela tem viajado com frequencia com Lula.
A economia do Brasil, uma das que mais crescem no mundo, também está recuperando-se do impacto da recessão global, uma tendência que poderia ajudar a candidata de 62 anos a tornar-se a primeira mulher presidente do Brasil.
Serra, 68 anos, vem destacando sua experiência executiva em campanha. Ele é ex-prefeito de São Paulo, o coração industrial do Brasil, como ex-ministro da saúde e ministro do Planejamento no governo de Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula. Serra também disse que não poderia romper com os fundamentos da política econômica de Lula.
Tanto Serra e Dilma são vistos favorecendo um papel forte do governo na economia. O Vox Populi entrevistou 2.000 pessoas entre 08 e 13 de maio e tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais. (Reportagem de Paul Simao.)
E aí eu digo: Alea Jacta Est "A sorte está lançada!" :-)
3 Comentários:
Olá, Neto,
Independentemente do nível da Dilma, ela acabou favorecida pela exposição da mídia e por acompanhar Lula nas inaugurações pelo País afora.
Os especialistas em política dizem que se foi o tempo em que um político influente elegia até "um poste". Mas Lula ainda se enquadra nessa teoria. Ele foi um grande estadista e um excelente presidente (apesar de minhas ressalvas). Portanto, é natural que o candidato do seu partido passe a liderar as pesquisas e seja um potencial vencedor.
Abraços e excelente semana.
Ainda tá muito cedo para dá ouvidos a pesquisas, além do quê, 2010 é ano de Copa e grande maioria dos indivíduos só irão se manifestar após a competição. Aind não recebi o e-mail. Um abraço.
http://submundosemmim.blogspot.com
NETO: Me manda por e-mail o número do telefone de sua casa e o melhor horário para te ligar. Um abraço.
http://submundosemmim.blogspot.com
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.