Se você está tendo problemas para dormir ou está ganhando mais peso, cuidado, o motivo pode não ser físico, pode ser a tecnologia. Melhor dizendo, o uso de seu smartphone ou do seu computador podem ser os culpados. Na verdade, é provável que a culpa seja por conta desta sua obsessão com o laptop e outros dispositivos do que propriamente dos aparelhos em si.
Uma nova pesquisa do renomado Instituto Rensselaer Polytechnic, Nova York EUA), revelou que uma exposição de duas horas em qualquer dispositivo com iluminação de fundo - smartphones, laptop, tablet - diminui a capacidade do organismo de produzir a melatonina, um hormônio que ajuda a regular o relógio biológico do sono, e que isso pode causar insônia, especialmente em adolescentes e idosos. O estudo mostrou tambem que uma maior exposição à iluminação desses dispositivos por "muitos anos consecutivos" pode levar ao aumento do risco de obesidade e diabetes, bem como ao câncer de mama nas mulheres.
Eu realmente não estou surpreso com o resultado dessa pesquisa, pois já se percebe no dia a dia das pessoas a ansiedade delas, e como esses aparelhinhos estão afetando a sua saúde. Muitas pessoas se mostram verdadeiramente obsessivas com seus smartphones e celulares, e chegam até ao ponto de os manterem constantemente por perto, mesmo quando estão dormindo.
A obsessão com as redes sociais, as mensagens de texto, e-mail e outras maneiras de se comunicar online estão prejudicando visivelmente a saúde das pessoas. Antes, elas costumavam se desconectar do mundo exterior quando iam para a cama, hoje, já não fazem mais isso. Tem gente que dorme com seu celular ligado na cabeceira da cama, para que não perca nada do que acontece nas redes sociais.
E sem dizer que quando as mensagens de texto ou e-mails chegam, esses aparelhinhos brilham tanto e fazem muito barulho para alertar e acordar a pessoa. O que significa mesmo que, durante o sono, estamos sendo bombardeados com esta luz eletrônica.
Apesar de ser uma mudança difícil, já que a internet veio mesmo para ficar em nossas vidas, eu penso que as pessoas devem evitar o uso de seus smartphones à noite - principalmente, antes de dormir. E também não deve mantê-los ao lado da cama à noite. Precisam se desligar.
Sem perceber, os smartphones são semelhantes aquelas drogas que viciam. Quanto mais os usamos, mais queremos usar. E quanto mais fazemos negócios online - e nossa sobrevivência dependa desses negócios - mais difícil fica nos desconectarmos da rede. Desta forma, eu acredito que, em breve, precisaremos de conselheiros para nos auxiliar.
E do jeito que surgiu os AAs (Alcoólicos Anônimos) logo logo irá surgir o SAs (Smartphones Anônimos).
1 Comentários:
As pessoas deviam voltar ao saudável hábito da leitura de jornais, livros e revistas... se desvencilharem ao menos um,pouco dessa praga da informática!
Postar um comentário
- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.