O uso intenso dos smartphones pode causar doença

Se você está tendo problemas para dormir ou está ganhando mais peso, cuidado, o motivo pode não ser físico, pode ser a tecnologia. Melhor dizendo, o uso de seu smartphone ou do seu computador podem ser os culpados. Na verdade, é provável que a culpa seja por conta desta sua obsessão com o laptop e outros dispositivos do que propriamente dos aparelhos em si.

smartphones-celular-uso-provoca-doença-insonia


Uma nova pesquisa do renomado Instituto Rensselaer Polytechnic, Nova York EUA), revelou que uma exposição de duas horas em qualquer dispositivo com iluminação de fundo - smartphones, laptop, tablet - diminui a capacidade do organismo de produzir a melatonina, um hormônio que ajuda a regular o relógio biológico do sono, e que isso pode causar insônia, especialmente em adolescentes e idosos. O estudo mostrou tambem que uma maior exposição à iluminação desses dispositivos por "muitos anos consecutivos" pode levar ao aumento do risco de obesidade e diabetes, bem como ao câncer de mama nas mulheres.

Eu realmente não estou surpreso com o resultado dessa pesquisa, pois já se percebe no dia a dia das pessoas a ansiedade delas, e como esses aparelhinhos estão afetando a sua saúde. Muitas pessoas se mostram verdadeiramente obsessivas com seus smartphones e celulares, e chegam até ao ponto de os manterem constantemente por perto, mesmo quando estão dormindo.

A obsessão com as redes sociais, as mensagens de texto, e-mail e outras maneiras de se comunicar online estão prejudicando visivelmente a saúde das pessoas. Antes, elas costumavam se desconectar do mundo exterior quando iam para a cama, hoje, já não fazem mais isso. Tem gente que dorme com seu celular ligado na cabeceira da cama, para que não perca nada do que acontece nas redes sociais.

E sem dizer que quando as mensagens de texto ou e-mails chegam, esses aparelhinhos brilham tanto e fazem muito barulho para alertar e acordar a pessoa. O que significa mesmo que, durante o sono, estamos sendo bombardeados com esta luz eletrônica.

Apesar de ser uma mudança difícil, já que a internet veio mesmo para ficar em nossas vidas, eu penso que as pessoas devem evitar o uso de seus smartphones à noite - principalmente, antes de dormir. E também não deve mantê-los ao lado da cama à noite. Precisam se desligar.

Sem perceber, os smartphones são semelhantes aquelas drogas que viciam. Quanto mais os usamos, mais queremos usar. E quanto mais fazemos negócios online - e nossa sobrevivência dependa desses negócios - mais difícil fica nos desconectarmos da rede. Desta forma, eu acredito que, em breve, precisaremos de conselheiros para nos auxiliar.

E do jeito que surgiu os AAs (Alcoólicos Anônimos) logo logo irá surgir o SAs (Smartphones Anônimos).

1 Comentários:

Fábio Mayer disse...

As pessoas deviam voltar ao saudável hábito da leitura de jornais, livros e revistas... se desvencilharem ao menos um,pouco dessa praga da informática!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.