Os riscos e as ameaças que atingem os smartphones

Algumas vezes você pode pensar que estar com um smartphone conectado à web o deixa seguro, livre dos perigos constantes da internet como os vírus, cavalos de tróia e etc. É um engano. À medida que esses aparelhos móveis ganham popularidade e fazem sucesso, os crackers já começam a fabricar ‘problemas’ para quem usa estes aparelhos. Eu tive um exemplo ontem: o meu Nokia N90 insistia em não reiniciar depois de ligado. Qual era o problema? um malware que se instalou via Bluetooth.

riscos-smartphone

Para prevenir e conscientizar quem utiliza estes aparelhinhos, veja abaixo uma lista das ameaças e dos principais riscos que atingem os smartphones, fornecida pela Symantec. Vale a pena conhecer os "truques" e ficar por dentro.

Ataques pela Internet e Redes: São ataques geralmente criados por sites mal intencionados ou sites legítimos em que cibercriminosos implantam softwares invasores para roubo de dados. Como ocorre? Enquanto você navega e digita, o site explora o navegador do dispositivo e instala um malware para roubar dados confidenciais como as senhas de bancos e do cartão de crédito.

Malware: São softwares desenvolvidos com o objetivo de também roubar dados do usuário ou danificar o aparelho. Eles trazem os principais tipos de vírus, como cavalos de tróia e worms – este último, é semelhante ao vírus, mas capaz de criar cópias de si mesmo e infectar outros smartphones conectados na mesma rede. Como acontece? Os casos mais conhecidos foram o worm ikee que atacava os dispositivos baseados no iOS da Apple, e o MSO.PJapps que atacava o Android do Google. Lembram?

Engenharia Social: São ataques para enganar os usuários e fazê-los divulgar informações confidenciais ou baixar malwares no seu smartphone. Um exemplo clássico disso é o “phishing”, que consiste no envio de email para dar acesso ilegal à conta bancária do individuo conectado à web.

Abuso de Recursos: Neste caso, os cibercriminosos invadem o smartphone do usuário para fazer mau uso da rede de conexão. Um dos objetivos é disseminar spam, ou instalar malwares e phishings em aparelhos conectados à ele.

Perda de Dados: A perda de dados pode ocorrer por meio da perda do aparelho ou de roubo. Há casos, porém, que alguém pode extrair informações confidenciais do seu aparelho de forma intencional ou involuntária, apenas conectando outros dispositivos nele.

Finalizando: para prevenir os riscos no seu smartphone, você deve fazer backup e, ficar sempre atento.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.