Você compraria a ação do Facebook?

No dia 17 de maio, o Facebook vai realizar a sua tão aguardada Oferta Pública Inicial de Ações (IPO). E já definiu o preço das ações em seu IPO que é de U$ 28 a U$ 35 dólares por ação. A empresa do jovem Mark Zuckerberg tem cerca de 2,14 bilhões de ações no total, mas apenas 337,4 milhões destas ações serão vendidas nessa oferta pública inicial. Se o preço por ação sair a U$ 35 dólares, a rede social já estaria valendo 96 bilhões de dólares.

A proposta já passou no aval do SEC (Securities and Exchange Commission), o órgão de regulação do mercado financeiro americano, agora, fica a pergunta: E você aí, compraria a ação da maior rede social do mundo?

açao-facebook-ipo-rede social

Para mostrar força, recentemente, o Facebook comprou o Instagram, um aplicativo de edição de fotos para celulares e smartphones, pelo amistoso valor de U$ 500 milhões. Se formos avaliar o valor da ação do Facebook de hoje pelo valor da ação do Google em seu IPO à época veremos que há uma distorção. Mas é verdade que, na época, a Google não era assim tão conhecido mundialmente e nem tão superdimensionado (embora já fosse uma empresa relevante) porém, na comparação, o preço da ação da rede social poderia sim, estar mais cara.

Só para lembrar: na época, o Google ofereceu sua ação à U$ 85 doláres e, após a capitalização, o preço de mercado da empresa foi avaliada em U$ 23 bilhões de dólares.

Sem pessimismos "negros", lembremos também que, Larry Page, CEO do Google, afirmou em uma entrevista recente que a tal "Primavera Árabe", que derrubou vários ditadores no Oriente Médio e no norte da África e repercutiu pelo mundo, teve seu início e incentivo na rede social. Ou seja, teve o "dedinho" do Facebook.

Como todos já sabem, e como qualquer empresa, o Facebook também está sujeita às leis de seu país e as leis do mercado - e às leis de cada país onde ela estiver. No entanto, se a empresa é - ou foi - um instrumento de uso do governo americano para outros fins não muito nobres como especulam por aí essa é uma outra história. Este argumento, se verdadeiro, é perigoso, pois além de prejudicar a imagem da companhia, prejudica também a sua cotação e valor no mercado.

Especulações - e opiniões - à parte, eu lembro que, quem comprou a ação do Google à época de seu IPO, hoje está multimilionário. E isto apenas demonstra que sim, investir em empresa de internet dá lucro. Muito lucro. Eles, por exemplo, estão até hoje rindo a toa.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Grande Jneto.
E um caso a se pensar, no meu conhecimento podieriamos comerça a comprar aos poucos,não entendo muito de ações.
Eu herdei do meu pai ações da delta,aproximadamente 30 mil ações nem sei mas se exite esta delta.
Ja procurei a CVM mas não tive sucesso,sou meio desconfiado quando se trata de ações.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.