Quem é mais fiel: o amigo ou o inimigo?

Não há fidelidade maior do que a que um inimigo lhe devota. Ela é real, pura e intensa. O inimigo faz de você o centro das atenções. Depois da morte, a fidelidade de um inimigo é a coisa mais certa da vida. Enquanto vivermos, sempre teremos 100% de certeza do sentimento de fidelidade de nosso inimigo contra às nossas causas. É uma constante. Além de perturbador (pra gente), os atos chegam a ser nobres (para ele).

amigo infiel inimigo fiel

Dizem que a fidelidade do inimigo é mais fácil de conquistar, fácil de manter e a mais difícil de perder. Basta que a nossa vida esteja boa, rica e plena, pois ela nele nasce de uma inveja. Um bom amigo, ou uma boa amiga, pode nos decepcionar, mas jamais um inimigo nos decepcionará. Sempre ele nos renderá intrigas, maledicências e criticas destrutivas.

Já a fidelidade de um amigo é questionável. Não traz tanta confiança. Quantos segredos são partilhados por várias pessoas, quando só uma era para ficar sabendo? Já diz aquele ditado que, quem manter um segredo não conte-o ao amigo, conte só a si mesmo. Compartilhou, dançou. E nem precisaria do Facebook pra isso. A fidelidade do amigo perde para a curiosidade. Contar algo a alguém curioso é um perigo. Ele, ou ela, pode por tudo a perder "sem querer".

Falam que a traição dos amigos ocorre porque as pessoas cobram muito deles. Cobram atenção, presença, conselhos e, o impossível. Querem que eles concordem com tudo o que pensam. De fato, impossível alguém se manter fiel por tanto tempo com esta lista de exigências. E sem falar no "ciúme da amizade". Ou melhor, naquele pensamento de "como o meu amigo pode ser mais amigo de outra pessoa do que de mim?", são muitos questionamentos.

A verdade, porém, é que a fidelidade é um sentimento que se adapta ao modo de ser de quem o abriga. Amigos, inimigos, amores, cada um tem os seus ideais de fidelidade, e que nem sempre se alinham com o de seus pares. A fidelidade é algo nobre, mas nem todos entendem desse sentimento.

Autora: Leusa Santos. Originalmente publicado na Folha-PE

4 Comentários:

C. disse...

Oi man!

hoje eu nao estou no melhor dia para falar de amigos, quanto mais inimigos.
Mas gostei do texto, e nunca pensei por esse lado, do inimigo ser fiel.

# beijocas

Anônimo disse...

estar serta por que o nosso(a) melhor amigo(a)pode ser o pior inimigo é quando a jente pensar que elea(a) nunca fara algo de infiel ele(a) vai é quebra a nossa cara eo inimigo ñ ele so fara algo pra li prejudicar por que claro ele é seu inimigo(a)e sabe alei do inimigo né é um prejudicando outro mais ele(a) nunca ira ser falso com vc prisso as vezes um amigo é pior do que o inimigo lenbrece disso!............

Anônimo disse...

mais facil um inimigo te honrar que um amigo de verdade mesmo de amar!

Anônimo disse...

Amigos sao falsos vc nao ta com a guarda feixada para eles...ja o inimigo esse agenta ja sabe o q esperar sem decepcoes futuras.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.