Separação e divórcio: a dor de quem fica

O divórcio sempre deixa angústias nos casais que, posteriormente, precisarão de tempo para sentirem-se melhor. É um longo caminho de volta à uma nova vida. Sem entrar no mérito das questões, acredito que a PEC do divórcio, aprovada na Câmara dos Deputados e enviada ao Senado Federal, servirá como alento para estes casais, uma vez que os gastos com advogados e os custos emocionais da separação, por se prolongarem, causam ainda mais dor e sofrimento.

Ontem eu li, e achei interessante, a reportagem da jornalista Carina Rabelo na revista Isto É, onde ela mostrou um livro que serve como "o guia do divórcio para homens e mulheres", e relata os efeitos de uma 'separação mal resolvida' na vida do casal. Segundo o artigo, eles reagem de forma diferente na fase pós-separação.

Casais separados

Como os homens reagem

1 - Lamentam as despesas. Organizam um novo orçamento familiar e reservam um tempo para ficar com os filhos. 2 - Experimentam novidades, retomam os antigos sonhos e curtem a vida de solteiro sem medo de ser feliz. 3 - Ficam carentes, se envolvem (rápido) em outro relacionamento e repetem os mesmos erros. 4 - Comparam a atual com a ex e temem que os filhos não aprovem a nova companheira.

Como as mulheres reagem

1 - Lamentam os erros da relação. Falam do ex com as amigas e pensam na possibilidade de uma reconciliação. 2 - Mudam o visual, pintam o cabelo, compram roupas novas e fazem tratamentos estéticos. 3 - Utilizam os filhos para passar recado e investigar o pai, ou como objeto de chantagem para punir o ex-marido. 4 - Levam pelo menos um ano para superar o divórcio. Exigentes, tem mais dificuldade para entrar em um novo relacionamento.

Conversando com amigos aqui (divorciados), eles disseram que retirando a nº 4 das mulheres, a autora acertou em tudo. E acertou, principalmente, no que se refere a nº 3, pois as mulheres, realmente, usam os filhos como objeto de vingança. Vocês concordam?

Leiam aqui a matéria completa

11 Comentários:

Liza Manuelle disse...

É claro que você está falando sob o ponto de vista masculino, porem, assim como os homens podem achar que as mulheres usam os filhos como objeto de manipulação, as mulheres também podem pensar que seus exs gastam seus dinheiros com outras mulheres - que deveriam ser gastos com seu filho - e daí procuram a justiça para garantir seus direitos.

O problema do relacionamento está no desprezo, na indiferença e no silêncio. Coisas subjetivas que faz com que um juiz não tome uma boa decisão para qualquer uma das partes.

Beijos querido!

Hugo de Oliveira disse...

Só acho horrivel para os filhos...já passei por isso, e sem muito bem.


abraços

Hugo
Nosso-Cotidiano

CERC - Fabio Ostermann disse...

Um relacionamento para dar certo e preciso que aja concordancia e compatibilidades da mulher com o homem. Tanto nas tarefas comuns quanto nos planos e projetos para o futuro.

Sem isso, e depois que a paixao passa, tudo termina em foruns e tribunais na justiça.

Abraços
CERC - Fabio Ostermann

Daniel disse...

Separação é sempre algo traumático e dolorosa para ambas as partes. É necessário ter o discernimento e o "sangue frio" para poder achar uma saída amigável. Vem bem acalhar essa PEC, tomará que seja aprovada. Tem texto novo no Sub Mundo. Um abraço e boa semana.

http://submundosemmim.blogspot.com

Elaine dos Santos disse...

Oi, Neto! Tudo bom? Nós estamos estudando o advento da modernidade na literatura que, claro, passa pela poesia em prosa de Baudelaire (em que A perda do halo e Os olhos dos pobres são as grandes marcas. O poema está disponível on line, inclusive, com a tradução de Aurelio Buarque de Hollanda que, segundo meu professor, seria o melhor tradutor de Baudelaire. Quanto ao Berman, nos valemos apenas do capítulo III, sobre Modernismo, mas creio que vc encontra em livrarias on line.
Eu tentei fazer, neste texto, uma resenha livre das ponderações de Berman que, no capítulo III, com 44 páginas, vai dos bulevares franceses, cobertos com macadame, as teorias de Le Corbusier, da rua como máquina do tráfego. Vale a leitura, sem dúvida. Abçs e boa semana :)

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Acho que a separação, mesmo quando necessária, deixa marcas dolorosas.

Abraços, meu amigo.

(Te mandei um e-mail, você recebeu?)

Janaina disse...

Netto meu rei, quanto tempo.Olha, a mulher infelizmente usam os filhos como arma sim, e quem sai perdendo são os proprios filhos.
Enquanto homem e mulher caem em discussões homéricas só pensando em si são as crianças que perdem...
Um abraço, paz e bem, beijos.

RoCosta disse...

Olha só errou no tempo que a mulher leva para se recuperar... Minha ex-cunhada já é ex há 5 anos e nada de levar a vida dela adiante.
Beijão!

Claudinha disse...

Trazendo meu comentário de outra plataforma:

Ensaiei um projeto de pesquisa sobre a mediação como forma de auxiliar os casais antes do processo de divórcio. Sempre será doloroso, oneroso, mas existem formas de tornar as proporções menores, mais civilizadas e onde ambos tenham a certeza de terem autoria do processo.

silvia disse...

Recém separada e com filhos já adultos, me identifiquei apenas com o ítem 1. Não saí comprando roupas novas e, tampouco, mudei os cabelos ou fiz tratamentos estéticos. A magreza veio naturalmente com o sofrimento. Penso que o meis importante seja se gostar sempre, casada ou solteira. Se entendo que quem estava com problemas era ele, por quê então, eu promoveria mudanças em mim? Maturidade talvez seja isso: reconhecer que somos limitados, até mesmo na arte de nos fazermos amados, desejados...Mas, o essencial é que nos admiremos sempre...que tenhamos orgulho das pessoas que somos e das escolhas que fazemos. Eu escolho ser feliz...sempre. Pra mim, no momento, é o que basta.

Anônimo disse...

LEIA
SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo,
mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para
ver se ia dar certo e deu, assim que acabei, meu amor ligou. A pessoa
que eu copiei também não acreditava, mas para ela também funcionou!
AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com
quem gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar
na próxima semana e repita para você mesma (Venha cá ANJO DE LUZ eu te
INVOCO para que Desenterre IV de onde estiver e faça ele ME telefonar
ainda hoje Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo
que IV venha para MIM, afaste todas aquelas que tem contribuído para o
nosso afastamento e que IV não pense mais nas outras… mas somente em
MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso
poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três
vezes, basta copiar e colar em um forum diferente essa simpatia acima e
logo em 48 hs você terá uma linda surpresa. Beijos ainda esta noite de
madrugada. Teu amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá
entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua
vida ! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe
abençoar e sua vida não mais será a mesma

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.