Vamos acabar com o Voto Secreto

O povo brasileiro não tem o costume de se meter em política mas deveria. A indignação de todos com a absolvição da deputada corrupta Jaqueline Roriz na Câmara Federal é um cenário propício para que o Congresso encare de vez a PEC 349/01: que institui o fim do voto secreto. E nisso, todos nós poderíamos participar fazendo protestos.

pelo-fim-da-impunidade

Já há no Congresso Nacional uma campanha pelo fim do voto secreto, e há também alguns partidos encabeçando a ideia por lá. Diante de tantos descalabros, é o mínimo que se poderia fazer para tentar evitar um pouco mais a corrupção neste país.

Muitos partidos já fecharam questão na defesa do voto aberto. Só para terem uma ideia, além de cassação, hoje o voto é secreto para quase tudo lá na Câmara; desde a escolha de diretores de agências reguladoras, embaixadores, de presidentes do Banco Central a conselheiros do Tribunal de Contas da União e na votação de vetos presidenciais. Numa democracia e em tempos de mais transparência isso é um absurdo. Um abuso

A Câmara Federal tem portanto a obrigação de acabar com um instrumento que funciona contra a própria instituição. Além disso, ela precisa melhorar sua imagem perante o povo brasileiro e seus eleitores. O voto aberto é a chance que os parlamentares tem de se redimirem perante à opinião pública. Se não o fizerem, será por pura e única falta de vontade.

4 Comentários:

heleno caê disse...

Vejam o video e relembrem do caso. Em qualquer país decente do mundo, uma prova tão nítida, tão clara de corrupção e imoralidade como essa já seriam suficientes para esta senhora estar condenada. Mas aqui é Brasil não é? Aqui, a corrupção é coisa comum, e acobertar faz parte do negócio.

Pobre povo que tem políticos como esses...

junior disse...

Eu perdi todas as minhas esperanças com políticos.

Fábio Mayer disse...

Isso aí só passa se o povo brasileiro se mobilizar e ainda assim, passa com "jeitinho" como o que foi dado à Lei do Ficha Limpa, que o STF tratou de trasformar num papel inútil.

Ou seja, precisa mudar também as instituições que, formalistas e tendentes a salvoguardar os interesses dos poderosos, não ouvem a voz rouca das ruas.

Aimi Abe disse...

Apoio a Iniciativa.... qualquer Manifestação contra essa inpunidade deve ser aplaudida!Apoie a nossa: http://migre.me/5EmPY

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.