O que você deve saber antes de investir seu dinheiro em ações na bolsa

Como eu já havia dito antes vou escrever um pouco de minha experiência com investimentos em ações.
Investir tem muito haver com Psicologia: antes de tomar alguma atitude no mercado financeiro você precisa conhecer-se bem para fazer a coisa certa e não fazer a coisa errada.

Como investir em ações na bolsa

Em época de muita atividade no mercado financeiro como agora, onde a bolsa sobe muito, o dólar parece estagnado e a queda dos juros não se acentua, muitos investidores se sentem perdidos e não sabem ao certo o que fazer com o dinheiro que já têm aplicado.

São em períodos como este, que a grande maioria dos investidores comete erros mortais na distribuição dos seus investimentos, pois tomam suas decisões de forma impulsiva (emocional) e não com base em uma análise detalhada (racional) do que querem atingir com seus investimentos.

O primeiro passo na hora de investir seu dinheiro é pensar e criar uma estratégia de investimento. Você precisa definir se sua intenção é acumular dinheiro suficiente para comprar uma casa, um carro, ou para ter, no futuro, um patrimônio que lhe garanta sua qualidade de vida.

Com base nestas respostas você vai saber: quanto tempo deixará o dinheiro aplicado, que tipo de risco está disposto a correr, e quanto poderá investir inicialmente. É exatamente esta estratégia (posição) que deve guiar suas decisões de investimento, e nunca os boatos ou as oscilações do mercado. Isto não quer dizer que você nunca deve rever a "maneira" com que aplica seu dinheiro, mas sim que, ao rever "esta maneira", você deve sempre priorizar aquelas que estejam de acordo com essa estratégia.

Investir corretamente lhe dará bons lucros, mas exige informação e paciência. Lembre-se que no mercado financeiro, risco e retorno andam de mãos dadas. Não vale a pena correr riscos enquanto você ainda não estiver familiarizado com o assunto. E de nada adianta o mercado está em alta e ser rentável no longo prazo, se você não tiver a tranquilidade necessária para aguentar os momentos de forte volatilidade.

Quando o assunto é investimento, geralmente quem segue o que a maioria está fazendo acaba perdendo dinheiro. Se todo mundo está falando em investir na bolsa agora, é provável que este não seja mais o melhor momento para comprar, mas sim para vender. Então abra o olho e, nada de tomar decisões pelo impulso.

1 Comentários:

Anônimo disse...

Neto,
Melhor que ler um blog, é ler um blog de um profissional.
Para uma pessoa totalmente leiga, tenho muito o que aprender, e por isso mesmo não quero perder o foco dessa forma de investimento.
Seu artigo já valeu muito, mas é só o começo, hahaha.
abs

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.