Porque o Waze é o melhor aplicativo para o Trânsito

O Waze, um aplicativo para Android e iOS, é o resultado de uma mistura de rede social e GPS. E é o que se pode chamar verdadeiramente de, uma mão na roda. O aplicativo pode auxiliar os motoristas a escapar do trânsito caótico revelando, entre outras coisas, quais vias estão com trafego intenso e quais não estão. O Waze utiliza um sistema colaborativo, ou seja, todas as informações de trânsito são enviadas por seus participantes. De usuários para usuários.

O Waze envia dados de transito, como acidentes, blitzs na estrada, avenidas congestionadas, ruas livres, etc. Todas as informações são compartilhadas pelos próprios usuários. Veja abaixo como participar dele é bem simples e fácil.

waze-rede-social-gps-trafego-colaborativo

Primeiro, vá na loja do Google Play (Android) ou Apple Store (iOS) e baixe o app para seu smartphone ou tablet. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, aceite a licença de uso, clique em "Próximo","Registrar" e crie uma conta.

Para a conta, insira seu endereço de casa e do trabalho e sincronize seu horário do trajeto. Por exemplo; para quem trabalha em bancos aqui em Recife (PE), o horário é de 8 às 16h. Logo em seguida, baixe os arquivos de voz do GPS, e clique outra vez em "Próximo" e pronto. O Waze passa então a exibir a situação da rua, avenida ou estradas que ligam o seu trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. Se houver problemas, aparecem ícones na tela do aparelho que informam o que se passa.

O Waze também localiza postos de gasolina perto de você. Na tela do seu smartphone (ou tablet), basta tocar no ícone do fantasminha que fica no canto inferior esquerdo e escolher a opção “Preços”. Na lista que surgirá (com todos os postos), clique em um deles para vê-lo no mapa e saber como chegar até lá.

waze-rede-social-gps-trafego-colaborativo

O menu do aplicativo é bem interativo. Para abri-lo, toque no ícone do Waze que fica no canto inferior esquerdo da tela, e para traçar rotas, toque no ícone "Navegar". Depois, digite o endereço para onde quer ir e toque na lupa para pesquisá-lo. Na lista que abre, escolha o destino correto e na próxima tela escolha “Ir” para começar a navegar. Se preferir, você também pode tocar em "Adicionar" para adicionar o destino em seus favoritos.

Alertas do Waze
waze-rede-social-gps-trafego-colaborativo

O aplicativo permite que você veja o que outras pessoas estão informando sobre o trânsito no percurso que você está fazendo. E você também pode informar aos outros alguns problemas que exista no trajeto. Veja como proceder:

No menu do Waze, toque no ícone do "Balão" que fica no canto inferior direito da tela do smartphone, escolha a categoria desejada e toque sobre ela. Há as seguintes opções; "Trânsito", "Polícia", "Acidente", "Pavimentar", "Perigo", "Radar", "Erro Mapa" e "Bate Papo". Para informar aos outros como está o trânsito, escolha a intensidade do trafego e insira detalhes por escrito na tela que aparece. Se quiser, você também pode falar ao microfone e tirar uma foto do local. Para terminar, é só tocar em enviar e as informações serão compartilhadas.

Por fim, o Waze é um excelente aplicativo para os motoristas. É útil, repleto de funções e muito simples de usar. No entanto, nunca é demais lembrar: na estrada, dirija sempre com moderação ok.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.