Mais nove UPAs serão construídas em Pernambuco

Para quem ainda não sabe, UPAs são unidades de saúde de pronto atendimento médico de urgência. Elas são construídas, geralmente, nas regiões mais carentes do Brasil, para auxiliar as pessoas com problemas de saúde. Aqui em PE, por exemplo, já foram construídas pelo governo do Estado 14 UPAs.

Todas, podem ser localizadas nos bairros da Imbiribeira, Caxangá, Torrões, Nova Descoberta, Curado e Ibura (Grande Recife), e nos municípios de Paulista, Olinda, Igarassu, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana) e Caruaru (Agreste). Mais recentemente, o governo anunciou que outras 9 UPAs serão construídas no Estado.

upa-saude-recife-pe

Juntamente com essas nove UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que serão construídas na região metropolitana do Recife, agreste e sertão, outras duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) já prontas também serão ampliadas. Os municíipios que receberão as novas unidades de saúde são; Abreu e Lima e Ipojuca (Grande Recife), Goiana e Vitória de Santo Antão (Zona da Mata), Bezerros, Gravatá, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe (Agreste), e Petrolina (Sertão). Além dessas, as UPAs de Camaragibe e Moreno, serão ampliadas. Os recursos virão do Ministério da Saúde e já estão aprovados para o Estado. A verba faz parte do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O objetivo dessas unidades de saúde de pronto atendimento é desafogar os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais do SUS, e representa o compromisso do governo federal de investir na saúde e aumentar o acesso, com qualidade, dos cidadãos brasileiros ao Sistema Único de Saúde. Ainda não há prazo para o início das obras.

O atendimento recorrente nas UPAs são os de média complexidade, que trata, por exemplo, de pessoas com problemas cardíacos e vítimas de acidentes. Os profissionais dessas unidades podem resolver até 80% dos problemas de saúde da população, além de promover hábitos de vida mais saudáveis a quem mora no entorno.

A construção de mais 9 unidades hospitalares por aqui é mais uma boa notícia do governo de Pernambuco.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.