Ficar com o ex-namorado da melhor amiga é correto?

Ontem, recebi um email de uma amiga e leitora deste blog me contando, irritadíssima, o seu caso pessoal. Ela queria saber qual era minha opinião sobre um assunto bem complicado. Dizia que, seu namorado, um mês após romper com ela, está ficando com sua melhor amiga, e que ambos já estão fazendo planos para se casar.

Recentemente, eu também conversei com um amigo pelo Msn sobre um tema semelhante: ele relatava que a sua ex-namorada estava agora de namoro com o seu melhor amigo. Ou seja, nos dois casos, ambos achavam e diziam-se enganados e traídos por seus ex-s companheiros. Mas, enfim, será que era isto mesmo?

-melhores-amigas-ex-namorados

É verdade e eu entendo. Ex é mesmo uma palavra problemática. Falar em ex-s, em geral, sempre ativa ou nos lembra sentimentos contraditórios. Para algumas pessoas, terminado um relacionamento, o vinculo com o ex (ou a ex) é totalmente desfeito e as vidas seguem em direção opostas, mas para outras pessoas, não é assim que funciona. Só o tempo ajuda a pavimentar um novo tipo de afeto. O fato é que, mesmo após uma separação, um tabu permanece: ver o ex (ou a ex) com outra pessoa. E a questão é ainda mais delicada quando o novo affair é um amigo seu.

Quando um namorado rompe o relacionamento para ficar com a melhor amiga da outra, a primeira coisa que vem à cabeça da pessoa é que isso já estava acontecendo antes e ela de nada sabia, mas pense bem!... Pode também não ser nada disto. No namoro, cada um sabe o tipo de comprometimento que teve com o outro.

Em um relacionamento, muitas coisas são levadas em conta na hora de permanecer ou de se separar, por exemplo: a história do casal (foi bonita ou não?), a duração do amor, seus planos, se eram noivos, casados, enfim, tudo isso influencia na decisão. Óbvio é que se um dos parceiros termina a relação apenas para ficar com um amigo do outro, é comum que haja pensamentos do tipo: "será que eles já estavam juntos enquanto nós namorávamos?"... Podem falar que isto é fácil de entender mas não é, mas a verdade é que, quando se está namorando, as pessoas se iludem. E se auto-iludem. Elas jamais passam a crer ou a pensar que "ninguém é de ninguém", ou que essa relação um dia possa terminar. Alguns até chegam a detestar a verdade contida nesta frase.

ex-namorado-melhor-amiga

Observe então que, se ver uma amiga com seu ex é doloroso pra você, isso é um sinal de que as coisas não estão bem resolvidas como você gostaria de acreditar. E entre os maiores motivos de ciúmes na relação entre amigos e ex-namorados estão embutidas coisas como insegurança, possessividade e egoísmo. Algo que precisa se sanar.

Terminada a relação, a pessoa não tem o direito de exigir nada de um ex. As duas partes estão livres para viver suas vidas e escolher novos parceiros. Então, nunca será honesto com você mesma se lamentar pelo que já passou. Siga sua vida e toque o barco pra frente. Além disso, em relação à sua melhor amiga e o seu ex, lembre-se que a gente não pode escolher por quem se apaixona. Nem eles, nem você. A vida sempre nos pregará peças.

12 Comentários:

Maria Veronica disse...

"Elas jamais passam a crer ou a pensar que "ninguém é de ninguém", ou que essa relação um dia possa terminar. Alguns até chegam a detestar a verdade contida nesta frase."

Neste trecho você disse tudo rs

C. disse...

Concordo contigo, terminada uma relacao você pode ficar com quem quiser... mas nesse caso do post, pô, tem que ser justamente com o ex, com tanta gente nesse mundao???? rss É próprio do ser humano nao saber lidar com isso, eu acho.

O bom mesmo é evitar, já que "nao faca para os outros o que nao querem que facam com você."

Essa "melhor amiga" com certeza nao seria mais minha amiga...

Antonio Aboim disse...

esse post ta muito mal falado mesmo...quero saber afinal como q fica a relação da amizade com o melhor amigo...a confiança q tinha...com certeza se fosse amigo meu, principalmente MELHOR AMIGO, isso não é dígno de amizade...fala sério! eu nunca fiz e nunca farei uma coisa dessas com amigos meus! isso se chama CARATER! e a frase é muito bem dita. não faça ao outro o q não gostaria q façam com vc!

jhanayne disse...

acho uma sacanagem sem limites por mais que eu não falenada, mas eu não vou querer ver uma amiga minha com um ex meu, pra mim é uma falta de consideração, e eu não acreditaria que eles só começaram a ter algo depois que terminamos.

jessica disse...

Eu acho que no coração não se manda... é inútil concordar ou descordar as coisas acontecem naturalmente e se for AMOR de VERDADE não existe barreiras que possa impedir.

Anônimo disse...

Isso não se pode e nem se deve chamar de traição e sim, falta de respeito, consideração e principalmente de caráter...
Afinal dele se pode esperar tudo, mas de uma melhor amiga, Fala sério,é muita sacanagem... experiência própria...
esta certo ki no coração não se manda, mas todos somos responsaveis pelas decisões que tomamos, e será que vale a pena perder uma amizade verdadeira por um amor?

Anônimo disse...

para mim se o relacionamento acabou tudo vale eu namoro o ex de uma ex amiga minha e eu não me sinto nem um pouco incomodada com isso temos varios planos.

Anônimo disse...

ta agora eu quero saber uma coisa, e se nesse caso um cara que se diz ser seu melhor amigo e ele ta junto com uma menina, viveram juntos durante 2 anos tiveram um filho mas ele agride ela direto, humilha e unica pessoa que ela tem pra desabafar é o amigo do cara que se diz melhor amigo
por sentir ciumes dela falando com ele espalha pros outros amigos que esse que a mulher dele ta conversando sempre esta pegando ela e isso acava virando uma bola de neve e esses outros amigos que acabam sabendo vao tirar satisfaçao de algo que na verdade nunca existiu
isso acaba gerando conflitos entre os 3, o cara que se diz melhor amigo, o amigo que dava força pra ela e ela
depois de um tempo ela larga dele depois de tanto sofrer e liga pro cara que sempre ouviu os problemas dela que era amigo desse que se dizia melhor amigo e ele acaba ficando afim dela
isso é certo mesmo ele sento um pilantra traindo o amigo que sempre teve do lado dele?
ou ja que ele fez tudo isso e a amisade ja nao é mais a mesma nao teria problema algum?

Anônimo disse...

Estou ficando com um ex FICANTE de uma amiga , ela nunca deu valor pra ele e eles se afastaram . Hoje eu e ele nos gostamos muito e temos planos ate de um namoro . Estou sendo errada?

Anônimo disse...

Eu estou apaixonada por um cara que foi ex de uma amiga minha,ela ficou louca quando soube que estávamos juntos,(estamos juntos há dois anos)mais não nos separamos é verdade quando dizem que a gente não escolhe quem amar..ele aparaceu por coincidencia na minha e foi a melhor coisa nos amamos muito,e eles quando estavam juntos não tinha qualquer tipo de respeito um pelo outro (se traiam )hoje ela e casada e ja tem filhos e eu estou com ele construindo a nossa vida dia a dia superando os obstaculos da vida mais juntos e felizes...na minha opiniao as pessoas devem aceitar e viver cada um a sua vida

Anônimo disse...

Não acho certo . Ainda mais se é uma "melhor" amiga. Esse tipo de atitude é digno de pessoas sem caráter. Se estão juntos é sinal que já haviam manifestado interesse antes. E convenhamos ,amiga que é amiga,no momento em que conhece seu namorado ,perde todo interesse que um dia poderia haver. Passa a levar em conta aquela frase: homem de amiga minha ,pra mim é mulher.

Anônimo disse...

Olha eu acho isso uma falta de consideração pq tipo, ela nn iria gostar de ver vc com amg dela, pq a pessoa pode ate querer teu bem, mas NUNCA querem voce melhor do que elas msm... So acho, e se ele fossem teu amigo de verdade nem chegaria perto dela...

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.