A Fiat agora é "Made in Pernambuco"

A Fiat decidiu e irá mesmo instalar sua fábrica em Goiana, zona norte do estado de Pernambuco. A mudança teve um motivo simples: o tamanho do terreno. Em Suape, onde estava pra ser instalada inicialmente, seriam necessárias três áreas separadas. Já Goiana possui espaço suficiente para a empresa abrigar todos os projetos da montadora e ainda os fornecedores.

Com o entrave resolvido, a Fiat optou ainda por ampliar o investimento de R$ 3 bilhões para R$ 4 bilhões. Agora, entre a fábrica, seus fornecedores (sistemistas) e o desenvolvimento que surgirá na região, Pernambuco deve gerar cerca de mais de 50 mil novos empregos.

fiat-pernambuco-emprego-goiana

Segundo o presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Bellini, assim como houve em Betim, Minas Gerais, vai haver por aqui uma “Pernambucalização”. Isso porque a chegada e o processo da montadora será feito com base na mesma experiência feita de Betim (MG), que passou por uma “Mineirização”. Para se ter uma ideia de como foi isto, no início da operação de Betim, 80% das peças eram compradas em São Paulo. Com a "Mineirização", esse percentual caiu para 30%. Ou seja, foi criado lá um novo polo de fornecedores. O mesmo que ocorrerá por aqui.

O governo de PE anunciou que já há algumas empresas fornecedoras da Fiat no estado e outras com protocolo de intenção assinados. Em setembro, Pernambuco receberá o Fórum de Fornecedores da Fiat, que deverá reunir mais de 100 empresas investidoras.

A produção de carros na fábrica da Fiat em Minas Gerais é surpreendente: são 800 veículos por dia. A cada 20 segundos um automóvel é produzido. Como disse o presidente da montadora, "nem pizza se faz tão rápido". A mesma tecnologia utilizada lá em Minas será trazida aqui para Pernambuco, e a expectativa é de que sejam produzidos 250 mil carros por ano. A partir de 2014, os lançamentos da Fiat já devem sair de fábrica com o selo "Made in Pernambuco".

Para os jovens pernambucanos, a ideia é ir se preparando agora, e fazendo cursos específicos, pois não faltará emprego para ninguem! :-)

2 Comentários:

Anônimo disse...

é verdade, Curitiba era boa, agora é uma das mais violentas do Brasil

Anônimo disse...

800 mil por dia???????
nao seria 800???

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.