O trote é uma brincadeira estúpida

Eu já disse aqui muitas vezes e repito: acho o trote universitário uma brincadeira estúpida e um caso de polícia. O mais recente vandalismo desse tipo ocorreu hoje (05/02) com veteranos e calouros da UNB (Universidade de Brasília) onde teve uma menor de idade socorrida e hospitalizada.

trote-UNB

Há quem defenda essa prática e a minimize dizendo que é apenas uma brincadeirinha que só acontece uma vez na vida e participa quem quer, mas é um ledo engano. É mais que isso. É ato de vandalismo puro que incentiva mais ainda a agressividade das pessoas. Existem várias formas de festejar e de comemorar algo de forma saudável sem prejudicar ninguem.

Se fosse apenas o caso de usarem ovo e farinha, talvez, até aí, fosse compreensível, mas os estudantes troteiros não ficam só nisso, fazem pior. Usam creolina, botam som alto, tomam bebidas de qualquer tipo e gosto duvidoso, não se importam com menores, incentivam pancadaria e etc. Ao invés de aproveitar a chance que muito pouca gente tem, que é de poder estudar, eles fazem vandalismo como uma festa.

Para mim, esses playboizinhos mimados são, na verdade, um monte de desocupados, sem perspectivas, que arrumam essa "brincadeira sem graça" pensando unicamente em pegar mulher, tentar mostrar pra elas que são machões, os fodões, etc. E as mulheres que se submetem à isso, tenho pena, pois são ainda mais ridiculas.

Acho que já está mais que na hora de repensarem esse tipo de "brincadeira escolar".

8 Comentários:

Alma Inquieta disse...

Olá Neto,

não posso estar mais de acordo contigo. Eu entrei este ano na Universidade de Direito e, embora não tenha participado da praxe académica, vi muitos colegas meus, até rapazes, virem da praxe a chorar.
Porque o que fazem é humilhar as pessoas.
Mas, também te digo, a maior culpa é de quem se sujeita a isso... eu jamais permitiria uma coisa dessas...

Um beijo.

P.S. Tua filhinha está bem? Oxalá que sim.
Dá-lhe um beijo meu.

Valdeir Almeida disse...

Olá, Neto,

Tudo bem?

O trote é uma violência equivalente ao bullying. A diferença é que este acontece regularmente, mas o trote é uma agressão igualmente covarde e deixa marcas físicas e psicológicas, muitas vezes levando à morte.

Com certeza, já está na hora de haver algum dispositivo legal que proíba sumariamente esta prática.

Neto, agredeço-lhe pela sua consideração e amizade.

Abração e ótima semana.

Fábio Mayer disse...

Para mim isso é reflexo do vale-tudo que se instalou no Brasil.

Um bando de boçais que, antigamente, JAMAIS teria chances de chegar na facu, hoje em dia consegue entrar e destila sua imbecilidade em casos assim, é reflexo de inexistência de leis, do excesso de álcool entre crianças e adolescentes e no fundo no fundo, da mais absoluta falta de cultura, a partir do momento em que faculdades deixaram de ser lugares de elites intelectuais, e são acessiveis para qualquer mané que compre aprovação no ensino médio.

Elisa disse...

As faculdades, hoje, aceitam em suas hostes qualquer pessoa que "compre" o passe.

Isto é reflexo da falta de ordem. Simples assim.

C. disse...

Amore,

eu sou uma relapsa, mas concordar com o que disse, jamais! Ooooooras!! Vou te bater viu! rs

Falando sério, fico feliz que sentiu minha falta, e peco desculpas pela indelicadeza ;)

Eu assino embaixo em tudo que vc disse, ainda nao sei como as universidades permitem o trote, parece mais um incentivo ao vandalismo, isso sim.

Beijos de seda...

C. disse...

Vi que ainda nao aceitou o comentário que passei e fiz ontem aqui, logo depois da "sua chamada" hehe.

Gostei de saber que se preocupou comigo de um jeito assim, na verdade to tentando botar minha vida em ordem, e assim minha presença no CaFoFo não fica tão vulnerável ou inconstante, causando uma impressão de descaso com quem anda por lá. Viu? ;)

Desculpe a ausência mais uma vez, e deixo um beijinho daqueles de seda.

Smack!

@philipsouza disse...

As faculdades aceitam esse trote mas devemos ter cuidado pq algumas pessoas as consequencias podem ser tragicas, como vimos sempre na televisão por uma brincadeira que gerou grandes consequencias....

abraços

Daniel Savio disse...

Cara, tem forma de trote bem melhor, como doação de sangue, arrecadar dinheiro para festa de confraternização e por ai vai...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.