Governo Dilma: Remédios grátis para quem tem Diabetes e Hipertensão

Dando um bom passo e realizando uma de suas promessas de campanha, a presidente Dilma anunciou que a partir de 14 de Fevereiro de 2011, todos os remédios para quem sofre de Diabetes e Hipertensão serão gratuitos nas farmácias populares a quem apresentar receita médica.

saúde-não-tem-preço

A presidente afirmou que este anúncio faz parte de um de seus compromissos pela erradicação da pobreza e miséria no páis. A hipertensão e o diabetes são dois problemas graves da população brasileira, que prejudica tanto a saúde dos homens de maior idade como a saúde das mulheres, e em especial, das famílias mais pobres e carentes. De acordo com dados oficiais, cerca de 33 milhões de pessoas no Brasil sofrem de hipertensão e outras 7,5 milhões, de diabetes.

O Ministério da Saúde avisa à todos que, para se ter acesso aos remédios gratuitos, é preciso que a pessoa apresente, em uma farmácia conveniada, a receita médica, seja de um médico da rede pública ou particular, e apresente também o CPF e um documento com foto (que pode ser o RG ou Cart. Habilitação) para adquirir o medicamento. O atendimento e a entrega do medicamento dependerá de sua disponibilidade na farmácia.

Esta, sem duvida, é uma boa notícia. Desde 2004, o programa "Aqui Tem Farmácia Popular" (Governo Federal) já oferece descontos de até 90% nos medicamentos, agora, a partir do dia 14/02, os remédios para hipertensão e diabetes serão gratuitos à que sofre desse mal.

A notícia é coerente com o que já havia dito a presidente em sua campanha, e é tambem coerente com um país que, hoje, não pode mais retroceder em temas tão fundamentais e importantes como este. Aplaudo a iniciativa.

Para mais informações acesse o site do Ministério da Saúde, e confira ainda a lista completa dos medicamentos da Farmácia Popular (arquivo em pdf).

5 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Taí.

Primeira conquista do governo Dilma, primeira notícia a elogiar e aplaudir.

É cedo, ainda, mas tenho gostado MUITO da postura discreta e republicada na presidente, que é avessa a bravatas e discursos baratos e coloca o ministério para trabalhar sob rédea curta.

André Araújo disse...

Antes que as pessoas assumam isso como uma conquista do governo federal, é bom informar que essa distribuição de medicamentos contra a diabete e a hipertensão é lei desde 2006, o governo é que não cumpria. Ou seja. Não existe "conquista" aqui. Só o governo tentando cumprir com suas responsabilidades legais até então ignoradas pelo chefe de estado anterior. O padrinho da DIlma.

Anônimo disse...

Não votei nela.
Mas tenho cada vez mais orgulho da escolha do Brasil por uma mulher assim.

Estamos em boas mãos. Uma pessoa que passou por torturas do militarismo, foi de esquerda radical e provou que quem manda é a população.

Estamos na década do Brasil, mundialmente, inclusive!

Parabéns à presidente Dilma!

Alzenira Poeta disse...

Sou petista, votei em todas as eleição para o PT, mas acho que esta lei dos remedios nas farmacias populares só é boa para que vive nas cidades. Quem mora no interior, sem farmacia,tendo que ir atrás da mais proxima que pode não está tão proxima, gastar dinheiro com condução, acompanhante, burocracia e ainda precisando enfrentar um dia de fila no posto do SUS para conseguir a receita. A auto medicação vai virar mania perigosa no interior, e a compra de remedios. Quem não puder comprar vai ficar sem a medicação.

sandoval batista ferreira disse...

e lei que o usuarios dos remedios de impertensão e diabentes , tem que ir as farmacias popúlares para retirar os remdios, não podendo mandar um (filho} (esposo} ou neto. as farmacias disse que só entrega para terceiros com procuração via cartorio e renovada a cada 3 meses, acho que fica mais caro a procuração em cartorio , do que o custo dos remedios.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.