A copa do mundo no Brasil e os elefantes brancos

Que a Copa do Mundo é um grande negócio para a FIFA não resta duvidas. Afinal, ela não gasta nada e arrecada mundos e fundos de dinheiro. Quem banca o negócio é (sempre) os governos dos países-sedes, e a bomba para arcar com essa dinheirama toda estoura é nas mãos do povo. Aqui no Brasil, em 2014, não será diferente.

elefante-branco

A verdade é que os recursos que deveriam ser utilizados para escolas, hospitais e infraestrutura são direcionados para erguer estádios que, ao final, se transformarão em elefantes brancos. Só para tomar por exemplo, a pouco tempo o Maracanã foi todo reformado para os jogos do Pan, e ainda assim será demolido totalmente em seu anel inferior, descaracterizando aquele que é um monumento do futebol nacional.

Aqui em PE, será construído um estádio nos confins do mundo, para ser realizado no máximo dois jogos ao custo de meio bilhão de reais, orçando por baixo...

Acho que quem está dando bom exemplo é a Argentina onde será realizada a Copa América 2011. Não vai construir nenhum estádio e vai dar apenas uma melhorada nos que já tem. Se a FIFA quer mesmo um rodízio entre países, deveria adaptar o evento à realidade dos países escolhidos. Esta sim seria uma boa ideia. O pior exemplo ficou com a África do Sul, que arrumou uma dívida monstruosa, e agora não sabe o que fazer com os estádios que construiu.

Em tempo: O Sport não conseguiu a classificação para a série A do Brasileirão em 2011. O time esteve muito desorganizado no início do campeonato e quando se organizou não pontuou em jogos considerados fáceis dentro de casa, demonstrando incompetência e um certo amadorismo. À meu ver, o Sport não perdeu para os outros times do campeonato, perdeu, única e exclusivamente, para ele mesmo. Agora, fica a lição.

2 Comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

É, vc tem razão mano.
E eu lamento sobre o Sport.
Aquele abraço.

Fábio Mayer disse...

Fico me perguntando se algum clube do Recife mandarpa jogos do moderno, belo e novo estádio, mas tão longe da capital.

Falava-se que o Náutico adotaria a nova arena, mas pelo que li tempos depois, já está se dizendo que as taxas de uso seriam altas demais e é preferível ao clube ficar nos Aflitos.

Bem, o Sport cometeu um erro grave, apostou em medalhões, quando na série B o negócio é juventude e pegada, jogadores que metem a perna em dividida, que não fogem de zagueiro mal encarado, o que certamente não é o caso do "chinelinho" como ele foi chamado aí.

Tinha tudo para o Sport subir, mas foi justamente esses descompromisso com o clube por parte de alguns, que o fez perder a vaga. Negócio agora é torcer para que no ano que vem o Xpó e o Timbú venham com propostas diferentes e subam.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.