Aids: o vírus é esperto e se esconde

Pesquisadores queriam saber porque, após pararem os tratamentos contra o HIV (Aids), os pacientes voltavam a adoecer e a ter os mesmos sintomas de antes, ou ainda piores, e porque o vírus reaparecia. Esta semana, a verdade foi revelada.

AIDS: use camisinha!

Longe de pensar que a AIDS estava perto da cura como atestavam alguns estudiosos, uma pesquisa recente publicada na revista Nature Medicine, mostrou que o vírus HIV escapa ileso dos remédios e dos modernos tratamentos contra a doença porque, simplesmente, se esconde dentro das células progenitoras de sangue - as células que são desenvolvidas pelo sistema imunológico. Ou seja, ao se ocultar nas células, o vírus HIV (AIDS) 'finge-se de morto', e quando o paciente interrompe o tratamento ele reaparece, e se multiplica novamente contaminando o sistema. Desse modo, resiste a todo o período do tratamento.

Esta descoberta revelou também que o vírus pode atacar os Linfócitos, células que ajudam na resposta imunitária do corpo, mesmo após o tratamento, e portanto, isto significa que ainda estamos longe de encontrar uma cura para esse mal.

Apesar do fato, os pesquisadores continuam otimistas na busca por um remédio mais eficaz contra a AIDS, que já causa, e causou, inúmeros problemas as pessoas. Oxalá encontrem!

Fonte: Estadão

6 Comentários:

Daniel Savio disse...

Mas mesmo que não seja uma cura definitiva, pelo menos melhorou a qualidade de vida dos doentes...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Daniel disse...

É uma doença traiçoeira e não tem cara. Pode estar em qualquer lugar e em qualquer corpo. Temos que nos previnir, camisinha sempre!!! Aceito sim seu convite em escrever novamente aqui. Tem texto novo no Sub Mundo. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Valdeir Almeida disse...

Olá, Neto,

Pelo menos, a pesquisa reafirmou que o vírus é traiçoeiro. Através disso pode-se, ao menos, desenvolver uma vacina que impeça o vírus de ficar mais forte. Mas, realmente, a cura está longe. O melhor remédio é a prevenção. Prevenção sempre.

Amigo, abraços e uma ótima semana pra você.

Irene disse...

Olá, Neto !!

Seu post traz um alerta muito importante: apesar dos avanços medicinais, o HIV ainda não tem cura....é uma doença tratável e não curavel.
Por causa dos avanços significativos no tratamento desta doença, as pessoas confundem achando que existe cura e relaxam nos cuidados e os cuidados são simples: uso de camisinha.
Cuidado com a nossa saúde é sempre importante !

Um abraço !!
Fique com Deus !

Fernanda Scavacini disse...

Daniel,

Você tem razão. Os medicamentos tem aumentado a expectativa de vida dos portadores do vírus HIV, principalmente a partir de 1996, com a distribuição gratuita dos medicamentos antirretrovirais a todos os indivíduos que necessitam do tratamento para a aids.

Segundo dados recentes, cerca de 180 mil pessoas têm recebido tratamento.

Ajude a divulgar informações sobre prevenção e contágio do HIV do portal informativo do Ministério da Saúde: http://bit.ly/b9ZePv

Divulgue também nossas atuais campanhas: http://bit.ly/cQFFo6

Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.

Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde

Junior Silva disse...

Olá Neto

Engraçado é que quanto mais perto da cura, mas longe os pesquisadores ficam. É uma doença traiçoeira até nisso.
Mas como bem disse os amigos, é inegável que os tratamentos atuais aumentam a expectativa de vida.
Essa batalha pela cura não pode parar. Enquanto isso, dá-lhe prevenção...

Abraços.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.