O Bolsa família não é do PT nem do PSDB, é do cidadão

No congresso, o recente debate é a proposta do PSDB para dar aumento no Bolsa Família a alunos que tiverem boas notas na escola. O partido, há muito tempo, avisa que o PT usurpou o programa social criado por eles na era FHC e modificou-o a seu gosto. Em resposta, a líder do governo na casa, Ideli Salvatti, rechaçou a proposta e disse que ela é, unicamente, eleitoreira.

Bolsa família

Bom, eleitoreira ou não, o PT também faz uso do programa como um meio de angariar votos da população, embora o PSDB não fique atrás. A oposição teve 20 anos no poder para fazer algo de bom para os mais pobres e nada fizeram. Porque então só agora?

Eu vejo é que o motivo desse debate sobre o aumento no Bolsa Família é irrelevante, pois, se for aprovado, os custos não impactariam o orçamento. A intenção do PSDB, no entanto, ao aprovar o projeto, é enterrar a insinuação de alguns líderes do governo de que, se eleito, eles extinguiriam o programa. Na verdade, não estão preocupados com os desassistidos.

O Bolsa família não é um programa do PT e nem do PSDB, é uma conquista da sociedade, um direito do cidadão. Assim como já foram as conquistas do salário mínimo para quem tem mais de 65 anos e do tratamento diferenciado nas filas para idosos. O que muita gente esquece é que, o chefe de família (ou a chefe) que está no Bolsa Família está quebrado. E essa situação não vai mudar se seu filho tiver um bom desempenho escolar, passar de ano ou chegar a universidade. Ele (ou ela) não terá chance de ganhar mais dinheiro no final da vida.

Na verdade, não devíamos pensar em pagar mais só para quem tira boas notas. No futuro, também iremos pagar o benefício para o aluno que, vindo do programa, chegasse na universidade. Para ser justo, penso que isto (o projeto) já deveria ser uma lei. Ou ele, o aluno, não merece?

6 Comentários:

Daniel Savio disse...

Para mim, se ele ao menos investissem na educação (como deveriam para forma cidadãos) já estava valendo...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eis um programa que não tem volta. O candidato que disser que vai terminar com esse programa assistencialista não se elege para nada.

Valdeir Almeida disse...

Em vez de o PSDB e o PT brigarem pela paternidade do programa, deveriam apresentar propostas de programas aliados ao benefício. Programas funcionais, óbvio.

Neto, abração e um bom final de semana pra você.

Irene disse...

Olá, Neto !!!!

Realmente, não importa quem criou o bolsa familia....o importante são os projetos de ambos os partidos para o futuro do Brasil. Até pq é errado que eles utilizem uma campanha publica para se auto-promover, pois isso significa utilizar dinheiro publico (dinheiro do bolsa familia) para fazer campanha politica e este ato é proibido pelas leis eleitorais brasileiras.
Qnt a parternidade do referido programa social, eu não tenho certeza; é, apenas, uma ligeira impresão......acredito que o PSDB, realmente, criou o bolsa familia enquanto o governo Lula deu enfase e maior destaque ao programa de apoio aos estudantes. Lembro, incluse, que, na época que o Lula assumiu a presidência em seu primeiro mandato, ele prometeu que daria continuidade ao projetos bem sucedidos que foram implantados durante a era de FHC e creio que, um desses projetos, era o bolsa familia. Mas, enfim, não importa se o discutido programa tem origem tucana ou petista, o importante msm é que o bolsa familia é um programa social muito bem sucedido
Qnt a proposta de lei, gostei da idéia e, na minha opinião, essa seria uma excelente forma de incentivar os alunos a estudarem com mais afinco, pois, nas atuais regras do programa, basta que o aluno vá a escola....com a implantação deste projeto de lei, os alunos teriam um incentivo para, além de ir a escola, se esforçarem no aprendizado.

Um abraço !!!!!!!!

Carlos Emerson Jr. disse...

Pois é... e quando é que vão investir para valer em segurança, educação e saúde ? Ou será que pensam que vão sustentar a população brasileira com bolsa isso ou aquilo até o fim dos tempos ?

Esse é o nosso problema, é muito fácil desviar o foco do que é realmente essencial.

Um abração.

Daniel disse...

Quanto ao PSDB e PT você já sabe a minha opinião. O Bolsa Família deve ser revisto, pelo bem da nação! Hoje ele é um programa assistêncialista e eleitoreiro. Tem texto novo no Sub Mundo. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.