Sport e Náutico: a crise do futebol pernambucano no Brasileirão

A crise no futebol do Estado é tão grande que o time pode ficar sem nenhum representante na principal divisão do futebol nacional. Tal fato não acontece desde 2005. Com o Sport e o Naútico na zona de rebaixamento, faltando apenas seis rodadas para o fim do torneio, é praticamente impossível que pelo menos um deles não caia (...)
O texto descrito é da reportagem de Thiago Fernandes para o Globo.com: Raio X da crise de Pernambuco: estado pode ficar fora da elite em 2010.

Sport e Nautico: Cai ou não Cai?

Eu concordo em parte com o artigo. E discordo inteiramente dos presidentes dos dois clubes, Sport e Náutico, quando eles dizem que o problema dos times nordestinos no Brasileirão desse ano, está ligado à limitada distribuição das cotas de TV pelo clube dos 13. Não é só isso. O que faltou, e ainda falta para esses clubes, é um planejamento para o futuro, além de investimentos.

No inicio do ano, o Sport tinha um bom elenco para disputar a Copa Libertadores, mas "o erro" da diretoria foi acreditar (e insistir) que esse elenco seria ideal também para o Brasileirão, não era. Os jogadores deram o máximo de si dentro de campo, se desgastaram bastante e, quando foram eliminados da competição sul americana, o lado psicológico deles estava abalado. Era necessário então, desde aquele início, ter jogadores à altura no banco de reservas. De pensar em Renovação, porque nenhum clube de futebol que deseje conquistas deve abdicar disso.

Erros como esses, seguido das tradicionais dificuldades dos clubes e das cobranças, foi o que deixou Sport e Naútico hoje, lutando para não cair no CB. Os cartolas pernambucanos deveriam entender que Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, são competições totalmente diferentes entre si, e que teriam que ter "quadros prontos e preparados" para todas essas competições, além de ter feito um bom planejamento. No entanto, ficaram pensando apenas nos seus próprios interesses e bolsos em detrimento do clube.

4 Comentários:

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Aqui no estado, o problema é o Bahia. Não sou torcedor dele, mas ele e o Vitória são os grandes nomes do futebol baiano.

O Vitória até que não está tão ruim assim, mas o Bahia está passando por uma péssima fase, que se inicia na parte administrativa e tem reflexo negativo nos resultados em campo.

Abraços, meu amigo e curta o feriado. Ótima semana.

Fábio Mayer disse...

Coritiba e seu rival também vivem lutando pra não cair, não é de hoje.

Isso porque o campeonato brasileiro é feito para paulistas e cariocas, cujas receitas de TV são MUITO maiores que as dos demais participantes, à exceção de Grêmio, Inter, Atlético MG e Cruzeiro.

Se isso não se resolver, todos os clubes médios experimentarão processos semelhantes aos de Bahia e Santa Cruz...

...sem contar que a poderosa quer porque quer campeonato de mata-mata,para fazer os clubes cariocas, pessimamente administrados, voltarem a vencer.

Daniel disse...

O que falta não só para os times do nordeste, como do páis inteiro, é pensar o futubol como empresa. Os times de futebol do Brasil já passaram da hora de serem privatizados, de ter dono, como é na Europa. Só assim, com visão empresarial, teremos um futebol competitivo e bem organizado, em todos os Estados. Tem texto novo no Sub Mundo. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Adalberto Felix disse...

Neto

Não foi dessa vez. perdemos pro Náutico e fomos rebaixados.

Ai que dor! Agora é segunda divisão!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.