Caso Battisti: Que justiça é essa?

A polêmica do caso Cesare Battisti me impressionou, e acredito que impressiona qualquer pessoa com um mínimo conhecimento de justiça. Trata-se de um assassino que, segundo seu país de origem (a Itália) cometeu crimes hediondos, e foi julgado e condenado, mas fugiu para o Brasil e conseguiu, ou está para conseguir, a liberdade - ao contrário de outros cubanos, senegalenses etc. que fugiam da ditadura e foram sumariamente extraditados. Gostaria de perguntar aos 'doutores da lei', e aos que não querem a sua extradição: como agiriam se, os crimes de Battisti, fossem contra os familiares deles?

Battisti: mais polêmico impossivel

Lembrando agora que a decisão definitiva sobre sua extradição caberá ao Presidente Lula - numa decisão estranha e inesperada do STF que se mostrou contraditório e incompetente para tomá-la, pois alegou ser 'um caso de política externa'. Portanto, não será nenhuma novidade se o Battisti continuar aqui no Brasil, e mais, caso o PT ganhe a eleição no Rio Grande do Sul (terra de seu apadrinhado Tarso Genro) ele receba um título de secretário de gabinete por lá.

Estou esperando que, antes de qualquer decisão presidencial que possa desmoralizar ainda mais nossa política externa, mostrem, escrevam, desenhem e falem para o presidente Lula que um tratado internacional não é uma promessa de reciprocidade, é uma obrigação da república. Seu cumprimento não é uma prerrogativa de governo. Uma república não é um sindicato. Um país, se quiser ser respeitado, precisa e deve antes respeitar os tratados internacionais.

Se não for desse jeito, qualquer condenado vai querer se refugiar no Brasil. E que país é esse? Que justiça é essa?

8 Comentários:

rocosta disse...

Vindo do Lula não ficarei surpresa se ele conseguir ficar no Brasil. Veremos...
Abraço.

Chris Robers disse...

Neto,

avaliando a colocação do gadget no seu blog, peço as seguintes correções para participar do sindicato.

1-Como sua coluna é muito larga, coloque o gadget maior;
2-O gadget deve ser colocado pelo menos acima dos seguidores;

Aguardo as correções.

Fábio Mayer disse...

Lula não vai extraditá-lo, isso já é sabido. A idéia é esperar as festas de fim de ano e indultá-lo em 31/12, quando os brasileiros estarão mais preocupados em encher a cara na virada de ano e esperar a virada do faustão!

E o STF lavou as mãos, acredite, isso é muito comum, quado juiz não quer decidir algo, dá decisão inintelegível e as partes que de f...! com o perdão do termo!

É o retrato da justiça brasileira!

Blog do Chris disse...

O Battisti fez greve de fome, ameaçou se matar se o mandassem de volta (quem ia querer carregar essa 'carga'?), seus advogados disseram que seus crimes já preescreveram, o STF se enrolou todo, e Lula é quem vai decidir pelo sim ou pelo não.

Pior que essa lambança, foi a atuação do STF que deu tanto tempo à Battisti para julgá-lo que, se os crimes delem não fossem preescritos, pelo tempo que ele teve já o bastava.

É a nossa grande burrocracia, mas para pobre é tudo rapidim rapidim.

M.C. Dois Cliques disse...

Battisti chorou tanto que conseguiu o que queria, e Lula não vai extraditá-lo.

Tratado internacional? Ninguem respeita isso no Brasil, Neto. Com todo respeito, aqui é a terra das pizzas.

Carlos Emerson Junior disse...

Também acho que o Lula vai dar um tempo para a poeira baixar e deixar o italiano aqui.

Guará Matos disse...

Algumas das autoridades brasileiras, se assemelham com aquelas "meninas" da Orla carioca, adoram se entregar para um gringo.
Abraços e apareça amigo.

MoizaCARTUNS disse...

Sem dúvidas, um país de merda... no mínimo!

O caso Cesare Battisti é célebre. O cara está sempre sendo escoltado por policiais federais, exibindo um sorrisão no rosto. Sabe que a justiça deste país é covarde, ainda mais se levar em conta o poderio econômico dos acusados. Sabe que será indultado. Sabe que as leis brasileiras só beneficiam criminosos como ele. Sabe que, por aqui, tudo acaba em pizza mesmo.

Sabe? Saddam Hussein foi um tremendo imbecil por se esconder naquele buraco. Se tivesse vindo parar aqui, estaria numa boa. Talvez, ainda exercendo sua ditadura no Iraque... embora, à distância, pra não arriscar o pescoço!

Vergonha! Vergonha! Ainda mais agora, que o mundo inteiro está de olho no Brasil por causa das Olimpíadas :P

Abraços o/

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.