Sarney e o complexo do rei Lear

Referindo-se à situação limite que o presidente do senado, José Sarney, colocou a si mesmo, a senadora Marina Silva foi bem feliz ao fazer uma comparação dele com a tragédia do rei Lear, a obra prima de Shakespeare.

Sarney e o complexo de poder do rei na obra de Shakespeare
Em um artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, ela foi cirúrgica, afiada e profunda. Lembrou que, assim como o Sarney hoje, o rei Lear, em sua insistência para permanecer no cargo já não agregava mais valor a seu currículo. Ela disse: "O que torna sua jornada trágica e dolorosa é que Lear se recusa a retornar ao que um dia foi, um simples homem, rei de si mesmo. Não quer morrer ou tornar-se passado. Quer ser sucessivo como é a vida, reviver a fase do prazer do poder".

A tragédia de Shakespeare, para quem não sabe, conta a história de um rei que, rendido ao cansaço da velhice, decide abdicar da coroa mas não da perda da majestade. Ao final, Marina lembra: "Tornou-se (ele) merecedor da reprimenda feita pelos bobos: 'Tú não deverias ter ficado velho antes de ter ficado sábio'".

Parabéns a ela pelo artigo. Concordo plenamente.

6 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Palmas para a Marina Silva!

A Itinerante - Neiva disse...

Na sequência, Rei Lear morre, mas antes de morrer é expulso do trono, do castelo, etc... etc... pelos seus próprios parentes. hehehe

Beijos!!!

Patricia Bacarelli disse...

Neto

Tenho procurado muito nos políticos atualmente não só olhar para suas biografias, mas tambem para seus números, e sua capacidade de não se deixar corromper. Algumas pessoas dizem que política é coisa para homem mas acredito que as mulheres são bem menos corruptíveis do que eles. Marina foi um exemplo, que saiu quando contrariada em seus valores e, pelo que consta, só não fez mais em seu ministério porque bateu de frente com os 'donos do Brasil'. Se é que você me entende.

Bjus

Bruno Ribeiro disse...

Putz., cara!
A vida imita a arte ou é a arte que imita a vida?

[]'s

Anônimo disse...

olá Neto. brigadaoo mesmo pelo comentário viu. apareça mais vezes! tou com nova postagem e a propósito. a peça do sarney ainda vai ter infelizmente longa temporada.

abraços

leandro cardoso.

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Tudo bem? Passei por aqui para lhe dizer que ficarei fora da Net até semana que vem, ok?

Quando eu retornar, voltarei a ler seu blog e comentar.

Obrigado e até a semana que vem.

Abraços.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.