Protestos na Honduras de Hugo Chávez

Alguns dizem ser Honduras o país mais miserável da América Latina já que, dentre tantas mazelas, possui uma taxa de desemprego superior a 20% e analfabetismo equivalente a 27%. Acontece que, quanto mais miserável o país, sempre o seu dirigente quer se perpetuar-se no poder, razão porque procura logo mudar a constituição. Os exemplos existem pelo mundo afora.

Manifestantes protestam em Honduras
A alternância de poder deve ser respeitada em todo regime democrático porém, não é o que se vê na América Latina. Ultimamente, governantes incompetentes e autoritários, à medida que chegam ao poder, tomam tanto gosto pela coisa que não querem mais abandoná-la. E quando o fazem contra sua vontade, na pior das hipóteses, deixam tremendos rombos para seu sucessor. Basta ver o caso de países vizinhos e aqui mesmo no Brasil, onde há o enorme interesse de 'alguns parlamentares' em descumprir a constituição, propondo referendos.

A expulsão de Zelaya (o presidente de Honduras) ocorreu por ele querer transformar o seu país numa Venezuela. Influenciado, e com o apoio do 'el loco' Hugo Chávez, e até com aval do presidente 'falademais' Lula. Eu concordo inteiramente com o Ministério Público de Honduras em depô-lo. Nenhum presidente, seja o do executivo, do senado, ou do judiciário de um país, deve estar acima das leis.

5 Comentários:

Jurema Cappelletti disse...

A frase de Celso Amorim, nos jonais de hoje, é INSUPORTÁVEL DE LER. Segundo ele:

"A direita não tem mais lugar na América Latina" , como se fosse uma imposição.

Parabéns aos Hondurenhos que se dispuseram a explusar Zelaya.

Marcos Pontes disse...

Segundo a ONU, Honduras é o terceiro mais pobre país da AL, atrás de Tahiti e El Salvador. Assim como no Brasil, o povo é pobre, o país é rico. Honduras não é nada rico, mas tem o suficiente para fazer a fortuna dos crápulas que governam, como de resto boa parte do continente.
Quanto à alternância no poder, Simon Bolívar já defendia isso há séculos, o que pra mim fica patente a má intenção de Chávez em usar o nome do Libertador da América.

parabolas disse...

Não posso entender que um presidente, por meio de um plesbicito, tente subverter a constituição. Esse tipo de "golpe" também foi usado por Fujimori (Peru), Evo Morales (Bolívia), Chávez e deverá ser usado por Correa (Equador). É o clube dos que 'Não Quero Sair".

Ainda bem, a corte suprema de Honduras não aceitou o ato e o Poder Judiciário considerou ilegal esta manobra. A ONU, que pediu a volta de Zelaya ao poder, e a OEA que ameaça com um bloqueio econômico, deveriam repensar suas decisões pois, não existe e nem pode existir nenhum governo que seja eterno e absoluto.

Daniel disse...

É nessas horas que sinto inveja desse tipo de população. Por mais pobre que seja, saem as ruas para impor a sua vontade. Ah! Se fóssemos assim... Um abraço.

http://contesta-acao.blogspot.com

Anselmo disse...

E a população tem de escolher entre o golpe ou a tirania :/

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.