Você é um AntiBarcelona?

Torcer pelo time mais fraco em uma partida de futebol quando não é o seu clube que está em campo é normal. Mas a simpatia que teve o time do Chelsea antes e, principalmente após eliminar o Barcelona na Liga dos Campeões, no último jogo, foi diferente. Nas redes sociais e nos comentários deixados por internautas em vários sites esportivos do Brasil, ficou evidente que muita gente estava torcendo contra o Barcelona.

A pergunta é: por que torcer contra um time que é referência pelo futebol bonito e que ganhou 13 títulos nos últimos três anos?

messi-barcelona-antibarcelona

As respostas podem variar bastante, mas com a globalização do futebol, é preciso considerar que existem também muitas outras pessoas que gostam do Real Madrid, seu adversário espanhol. Portanto, é natural que queiram assistir a derrocada do poderoso Barça.

Recentemente, eu perguntei a um amigo, especialista em psicologia do futebol, sobre este "antibarcelonismo" e ele me descreveu o seguinte: "se por um lado queremos ser perfeitos e imbatíveis (como seres ou clubes), por outro também sabemos que esse ideal é impossível. Daí, por tudo o que fez e conquistou nos últimos anos, o Barcelona virou esse ideal de perfeição. Quando acontece um fracasso do time, isso nos traz de volta à realidade (que não há essa perfeição). E faz com que aceitemos melhor os nossos times falíveis".

A opinião que eu tenho é que isso tem um pouco de vingança. Como o Barcelona joga um futebol vistoso, de toque de bola, que por muito tempo foi a característica do nosso futebol (brasileiro), muitas pessoas torcem contra apenas para mostrar que existem outras formas de se jogar. E de ganhar também.

0 Comentários:

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.