Combate à corrupção deveria ser aula nas escolas

Reconhecendo a legitimidade das muitas marchas contra a corrupção no país, o Ministério Público de Pernambuco está retomando a campanha lançada em 2008 pelo Ministério Público de Santa Catarina: "O que é que você tem a ver com a corrupção?".

corrupção-pense-nisso!

Aqui em PE, um grupo de promotores do estado participa hoje de um bate papo informal com alunos da Escola Sizenando Silveira (IEP), no centro do Recife, sobre o assunto. Eu, inclusive, estarei lá. Os estudantes receberão exemplares das cartilhas contra a corrupção elaborada pelo MPPE e assistirão vídeos. O meu interesse era que esse assunto, e essas ações, fossem rotinas nas escolas de todo o Brasil, não só aqui em PE. E até que fizessem parte da grade curricular.

A proposta da campanha do MPPE é mostrar que ética começa em casa e também na escola. É importante mostrar aos mais novos que, os pequenos atos do dia a dia como furar uma fila, dar dinheiro ao guarda no trânsito, colar numa prova ou passar um colega pra trás, entre outros, podem criar ações antiéticas maiores no futuro, e comprometer bastante o ser humano, social e profissionalmente. Afinal, ninguem nasce já desviando dinheiro público.

Oferecer cursos de como lidar com o dinheiro público e apresentar as leis que existem para quem pratica esses crimes desde cedo, é também uma forma de conscientizar, e de dar cidadania à esses jovens.

Veja aqui o vídeo da campanha e conheça também o site oficial.

1 Comentários:

Daniel disse...

Sabe Neto... Como a corrupção é tão instituição nacional quanto o futebol e o carnaval, muitas vezes penso que só botando uma bomba no País e recomesando tudo pra vê se o brasileiro toma mais consciência politica. Mas creio que está na escola uma boa saída para isso, assim como a educação sexual, educação para o trânsito, enfim. Tem texto no sub mundos. Abraços.

http://submundosemmim.blogspot.com/2011/10/vazio.html

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.