IPv6: você pode estar sendo monitorado!

Hoje (08/06/2011), é considerado pelos viciados em tecnologia, morcegos cibernéticos e nerds, o dia do IPv6. Você com certeza já ouviu falar nessa palavrinha, mas deve estar se perguntando: mas que diabos é IPv6? Bom. Vamos saber alguns detalhes.

protocolo-IPV6

O protocolo IPv6 é baseado na filosofia "endereços IPs em qualquer lugar", ou melhor, "endereços IPs para qualquer dispositivo eletrônico". Para dar um exemplo disso, entenda o seguinte: hoje em dia, você já sabe que quando navega na internet deixa por aí rastros certo? É que softwares de análises estatísticas coletam esses rastros e permitem que o dono do site (o webmaster) descubra de onde você está vindo, o que estava procurando no site, qual navegador utilizou e qual foi a última página do site dele que visitou...

Com o protocolo IPv6, que os EUA estão adotando agora, ainda mais informações suas irão ser coletadas pela web. Ou seja, mais endereços IPs estarão disponíveis para todos os brinquedos e itens que você tem e guarda, aí mesmo dentro de sua casa. Ex: Sua geladeira nova terá um endereço IP. Seu forno de microondas também. Seu chuveiro elétrico, sua TV e lâmpadas da casa idem. O padrão atual é IPv4 que tem 32 bits, mas o IPv6 tem até 128 bits, portanto, é mais conveniente para rastrear os aparelhos tecnológicos.

Na internet eu já imagino a seguinte cena de uma leitora em meu blog:

Cris visitou meu site por 2 minutos, checou meu perfil e viu minhas fotos no Flickr. Ela mora em Viena, Áustria. Tem um computador Pentium iCore 3 e usa o Windows 7. O endereço IP dela é 4.75.127.0 e o seu provedor de internet é local. Quando esteve aqui ela utilizava a versão do Firefox 3.0. Visitou meu site após pesquisar no Google as palavras "relacionamento" e "homem bonito"...

É fictício, claro! Mas com esses softwares de estatísticas atuais é quase isso o que eu consigo, exceto o nome: Cris. Alguns desses pacotes de análises também trazem um mapa da área em que a Cris reside, então, imagine esse recurso ligado ao Google Maps ou ao Google Earth mostrando uma imagem de satélite da casa dela?

Parece absurdo, mas não é. Com base nisso e com o IPv6 funcionando, tudo na web hoje poderá ser monitorado. O negócio irá a tão extremo que os autores de blogs (nesse exemplo, eu) não só saberei que a Cris me visitou, como também saberei a que horas ela apagou as luzes de sua casa, quais os programas de TV que ela assiste, qual a música que ela escuta antes de dormir, com que frequencia toma café... E tudo isso me baseando somente numa análise dos endereços IPs de seus dispositivos.

Se por um lado este rastreamento pode ser bom por outro pode ser perigoso, pois onde existir uma grande quantidade de informações pessoais disponíveis de alguem, sempre haverá também pessoas mal intencionadas querendo explorá-las. E acreditem! Isto agora não está muito longe de acontecer...

Agradecimento: À Cris do Cafofo Online pela permissão de usar seu nome neste post.

3 Comentários:

... disse...

Hehe fui lendo e já achando que o IPv6 nao dava informacoes certas, porque meu computador nao é esse e nem meu IP. E aí adiante vi era tudo fictício!!

O problema é que, como tudo, existe muitas informacoes truncadas, quando nao erradas a respeito de determinados assuntos como esse rolando na net.

Do jeito que me "escondo" com informacoes pessoais na rede, odiarei com certeza essa possibilidade futura de ser monitorada até quando tomo meu café! Já pensou? Meu momento tao sagrado!

Vantagens e desvantagens! Logo, os bandidos se interarão de informática cada vez mais, para poderem "usufruir" desse caminho também.

Muito bom o conteúdo do post, my boy! Tocou na (minha) "ferida" - a minha privacidade, que acho sagrada.

De nada, e obrigada você, eu pensava ia usar dados "comprometedores", no final acabou divulgando meu blog hehe

# Aquilo que você disse no CaFoFo eu nao duvido nao! Tem gente má para tudo! Nao deu mais problema, por enquanto, mas tô insegura. E obrigada em me avisar que o outro blog tava pesado, quando puder "sinta" novamente se tá pesado ainda pra carregar e me diga, eu andei fazendo uma limpeza, tirando vídeos e fotos...

beijinhos

Unknown disse...

como eu faço p me inscrever nos feeds do teu blog?

Unknown disse...

Olá Rafael!

Na barra lateral desse blog, onde está escrito "Redes Sociais", tem um link (imagem) para assinar os feeds.

Se quiser saber mais sobre "Feeds" veja esse post AQUI. Obrigado por se tornar leitor, qualquer duvida também pode entrar em contato comigo por AQUI. Abraço!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.