Fones de ouvido podem fazer mal à saúde?

Essa mania dos iPhonemaníacos...

mania-fone-metro

Aqui em Recife está na moda os jovens, ao passearem nos ônibus e metrô, escutarem suas músicas prediletas em seus iPhones e Mp3 players coladinhos ao ouvido. Ontem, eu deixei o carro em casa e fui passear de metrô a caminho do sítio de meus pais. De uns 10 passageiros ao meu redor no vagão 6 usavam iPods ou outros Mp3 Players e ouviam música. São pessoas que, a certa altura dos acontecimentos, se apartam do mundo ao redor para viverem "em seu próprio mundinho".

Não é uma crítica à eles, mas me entendam bem: se sou capaz de ouvir a música que toca num fone de ouvido de um sujeito a 3 metros de distância de mim, mesmo com o ruído barulhento de um metrô, é provável que essas pessoas venham a ter em breve problemas auditivos ou até surdez, não? Pois é. E esse é um sério problema de saúde pública que precisa ser encarado.

Nada contra usar os iPods, iPhones, Mp3 Players ou iPads. Eu até gosto deles, mas, caso não exista mesmo uma orientação para esses jovens quando utilizam esses brinquedinhos tecnológicos, prevejo que no futuro todos teremos de falar aos gritos.

Agora, nem tudo é ruim é verdade, já existe uma campanha na web em prol da saúde auditiva desses jovens (Veja: aqui). E até para quem curte e adora a mania, uma estudante esperta de SP criou o Metro Phones. A ideia do site dela é bem curiosa: saber quais são as músicas que as pessoas "tanto" escutam no metrô. Vale uma visita :-)

Imagem: via MetroPhone.

4 Comentários:

Miguel disse...

Meu caro Neto, oportuníssima essa tua matéria.

Semana passada assistindo um programa matinal, a apresentadora entrevistou um otorrinolaringologista, e o assunto foi exatamente esse: - a febre que esses aparelhos está causando nos jovens, e tem mais, tenho visto frequentemente nas ruas pessoas já de uma idade madura usando os tais aparelhos.

O médico entrevistado foi taxativo, essas pessoas que usam o aparelho e principalmente, em volumes elevadíssimos, terão problemas de audição num futuro breve. Aí meu amigo, não adianta chorar, já está sendo mais do que alertado.

Li também teu post sobre as "Piriguetes", muito bom.

Abração meu caro, até outras.

Roberto Hyra disse...

Sim, é sempre bom mostrar as campanhas pró-saúde que estão sendo feitas. Agora, som alto no ouvido é insuportável mesmo, e as sequelas disso para a pessoa então, nem se fala.

C. disse...

Nao se bloga mais por aqui ;)

# Tô fazendo o primeiro coment com meu novo endereço cafofento...

Miguel disse...

meu caríssimo Neto, pra não perder o hábito, passando pra deixar um grande abraço e desejos de um ótimo final de semana.

Até outras meu caro.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.