Pronatec: cursos técnicos para os mais pobres




O Pronatec - Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica e Emprego - que foi anunciado pela presidente Dilma já foi aprovado no Congresso Nacional e está pronto para começar. O programa tem a finalidade de dar acesso à educação profissionalizante aos estudantes do Ensino Médio e a todos os trabalhadores em geral.

pronatec-programa-escola-tecnica-emprego

Inicialmente, o Pronatec é dirigido a quem quer fazer um curso técnico mas não tem como pagar. A presidente Dilma explicou que, com esse programa, haverá uma participação maior dos jovens no mercado de trabalho e que, graças à ele, o governo também dará aos pobres o ingresso ao Ensino Médio no período integral, diminuindo a taxa de analfabetismo.

O Pronatec utilizará a rede do Sistema S (Sesi, Sesc, Senai e Senac) e a Rede Federal de Ensino Técnico através dos Institutos de Educação, mais a grade de cursos profissionalizantes que existe hoje no MEC.

Mas então, como se inscrever no Pronatec?

Fique atento (a). O programa já foi aprovado pelo Senado Federal, e as inscrições já começaram. O aluno, ou aluna, pode se inscrever pela internet através deste Formulário de Inscrição no Pronatec do site da Secretaria de Educação do seu Estado. A pré-seleção será divulgada em novembro e o candidato pré-selecionado terá seu nome divulgado no site da Seec. Os cursos deverão ter início ainda no mês de dezembro. Corra e faça já sua Inscrição.

Todos os cursos escolhidos poderão ser financiados pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), e o programa dará prioridade à quem está no Bolsa Família. Para os trabalhadores em geral, o Pronatec dará cursos de formação profissional com uma carga horária de até 160 horas.

Atualização (13/12/2011): Atenção Pessoal! Para quem perdeu a primeira inscrição, as novas inscrições já foram abertas. Clique em Como se Inscrever no Pronatec para 2012 e preencha já o seu formulário de cadastro.

Atualização (02/04/2012): E já estão abertas também as inscrições para o Pronatec na Copa

Para saber mais detalhes entrem em contato comigo aqui.

29 Comentários:

Daniel Savio disse...

Realmente o curso técnico abre uma boa quantidade de portas, mas a pessoa também tem de se esforçar para ser o melhor profissional possivel...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

DC disse...

Olha só! Não votei em Serra, votei em Dilma, mas desta vez tenho que concordar com ele. O pronatec é uma cópia fajuta do Protec. O PT é um partido sem criatividade que usurpa as boas ideias de outros partidos.

O problema é que o PSDB (oposição) é um partido de elite, de gente quesem planos para o país, só para os seus, uma minoria. O PSDB não pensa nos pobres do Brasil e nem no Nordeste e por isso não recebe o aval da população. O PT é um partido de massa e por isso, ganha no aspecto.

Eles (oposição) tem boas ideias mas isto, de nada adianta.

Abs

Junio disse...

Gostei da ideia!

Quem sabe agora as coisas melhorem para mim já que eu trabalho tanto.... kkkkkk Viva o Lula!

Davidson disse...

A ideia é boa, mas algo me diz que este nome deve ser modificado, pois Pronatec é o nome de uma empresa de bobinas. Vê no Google! rs

Fernando disse...

C. escreveu que é errado falar "presidenta". Mas tenho lido muitos professores de gramática discordarem de você.

Anônimo disse...

Qual o problema de ser uma imitação ou nao? ja que ela esta na presidencia e isso favorece a todos, eh claro q nao deve deixar de fazer so pq outro fez na frente, e sim fazer igual e melhorar...

Anônimo disse...

ESTE PROGRAMA PRONETEC SÓ É PARA OS
MAIS POBRES, E OS DEFICIÊNTES ONDE FICA.

Anônimo disse...

karaka..só é para os estudantes???e eu que ja terminei os estudos...???

Anônimo disse...

voces so sabem reclamar de tudo .e de graca nao e?entao se nao quer fazer nao reclame seus otarios.

Anônimo disse...

amigo eu sempre faço a inscriçoes para meus filhos e não consigo. nunca chamam eles para nada. infelismente, não consigo.

Anônimo disse...

Esses cursos tecnicos do PRONATEC , eles dão a passagem aos estudantes .

Anônimo disse...

eu quero saber quem tem o curso tecnico integrado ao ensino medio tec. enfermagem 2 ano da rede publica estadual em sao raimundo nonato-pi pode fazer o cursos do pronatec.. mim ajude responde por favor e muito importante...

Unknown disse...

Olá Anônimo! Pode sim, sem problema algum ok!

Anônimo disse...

fiz um curso pelo via rapido e não consigui nada

Anônimo disse...

muito bom os curso
muito bom o curso da pronatec!
quando eu era jovem não tinha estas opotunidade
aproveite jovem opotunidade e agora... deus abençoe.....

anÔnimo

Anônimo disse...

Morais mim escrevi em dois cursos sera que pode? espero ser chamada preciso muito.

j disse...

espero poder fazer um desses cursos para que venha me servi no futuro.

j disse...

os jovem de hj tem tudo nas maos e nao fasem o proveito disso,antigamente era tudo mais dificil.jovem esses cursos sao o maximo....

Anônimo disse...

oi estou fazendo o curso garanto é muito valioso e sério assim como os professores valeu presidenta Dilma só não gosto da pronuncia mais pobres seria melhor rever

simone disse...

estou muito contente com esse programa Pronatec pois a partir dele acabei de me formar em depilação, esta semana e estou tentando me matricular em outro curso agora.

Unknown disse...

Eu terei direito a algum beneficio fui selecionada e nao tenho nenhuma informacao.

Unknown disse...

Olá Jordana!

Se você foi selecionada, a instituição deve lhe informar sobre seus benefícios no programa. Alem da bolsa de estudo, me parece que há tambem passagens e lanches para sua locomoção.

Abraços!

Anônimo disse...

fui uma das primeiras a me inscrever e não me responde, poque?

Unknown disse...

Sou estudante de politicas públicas e gostaria de saber detalhes da implementação do PRONATEC, tais como objetivos, prazos,idealizadores,público alvo, regimento (normas de funcionamento e fiscalização do processo),...

Anônimo disse...

quero me inscrever para fazer cursos do pronatec mais nunk da certo,sempre quando eu coloco minha matricula eles dizem nao achar nenhum aluno com esses dados....oq eu faço?

Anônimo disse...

E EU TENHO 14 ANOS AI SE EU FIZER O SENAI EU VOU GANHAR ALGUN DINHEIRO OU ALGO RELACIONADO ???...

Unknown disse...

Boa tarde!
É possível fazer dois cursos pelo pronatec simultaneamente porem em horários diferenciados?
Grato!

Unknown disse...

Luan, sim é possível!

Abraços!

Unknown disse...

Eu gostaria de uma oportunidade de fazer o técnico de enfermagem que nao tenho condição de pagar como eu faço para conseguir uma oportunidade.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.