WikiLeaks contra os EUA: a guerra online

O WikiLeaks, um site especializado em revelar documentos secretos, iniciou no último domingo a divulgação de mais de 250 mil telegramas da diplomacia americana, o que provocou uma revolta do governo dos Estados Unidos e gerou reações em todo o mundo, especialmente entre os países envolvidos nas revelações.

WikiLeaks

Declarado "altamente perigoso" pelo governo dos EUA, Julian Assange, o australiano dono do site WikiLeaks, se vê diante de uma guerra online e teme por sua vida. Após uma semana de ataque maçiço ao site feito pelo governo americano, o WikiLeaks só voltou a funcionar na última sexta feira (03/12) em um novo endereço, na Suíça - wikileaks.ch -, seis horas depois de seu domínio original - wikileaks.org - ter sido tirado do ar. Por meio de um rastreamento, é possivel ver que o site ainda tem hospedagem em servidores na Suécia e na França.

Usuários que acessam o endereço wikileaks.ch são direcionados para uma página cuja URL dá acesso ao antigo site (.org). O endereço original foi tirado do ar à 01h. da manhã de Brasília por seu provedor americano, o EveryDNS.net (antes já havia sido expulso do provedor da Amazon). Enquanto escrevo estas pequenas linhas, o WikiLeaks ainda está no ar, mas a qualquer momento pode sumir.

Diante desse evidente quadro de CENSURA do governo americano que eu sou contra, o que eu gostaria de saber mesmo é o que pensa disso, os barões da nossa velha mídia, tipicamente "americanizados", uma vez que para estes arrogantes senhores, qualquer crítica feita às suas respectivas opiniões, é um forte indício de ataque ou de cerceamento nosso à sua querida "liberdade de imprensa" (?)...

Obs: O WikiLeaks tem trocado de servidor frequentemente nos últimos dias. Caso os links acima não funcionem, tente esses endereços: http://wikileaks.de/ - http://wikileaks.fi/ - http://wikileaks.nl/

4 Comentários:

Bruno disse...

Numa reportagem ao jornal El Pais, Assange disse que se Obama sabia da espionagem dos EUA com os altos funcionários da ONU, devia responder por isso. Se não sabia, devia renunciar.

É briga de cachorro pequeno e louco contra um cachorro grande. Dizem que Assange está escondido na Grã Bretanha e que vai ser preso a qualquer instante.

Omnishua disse...

Prenderam hoje o cara, para o calarem. O WikiLeaks tava bombando na internet a um bom tempo. O cara soltou informações demais...
Resultado, prenderam-no acusando de uma coisa que não tem nada haver.

Rafael Neto disse...

Censura! Os Estados Unidos ainda têm a cara de pau de falar em liberdade de imprensa e expressão. Quem quiser que acredite nesses porcos imperialistas.

No Brasil, a Veja/Folha/Estadao não se pronunciam porque são paus mandados de Wall Street. Todo mundo sabe disso.

Daniel disse...

Não vi até agora nesses documentos publicados, nada de diferente daquilo que já pensávamos ou imaginávamos. Tem texto novo no Sub Mundos. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.