O Enem e a falta de credibilidade do MEC

A assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC), de certa forma, ameaçou mesmo, por meio de seu twitter, que iria processar os estudantes que 'tumultuaram' o Enem através da rede social, e ainda alertou-os que estava monitorando. Em suas palavras:

tweet-MEC

Já é do conhecimento de todos que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem sérios problemas de execução, e ficou evidente também que o MEC não tem o controle da situação. Desde o ano passado quando houve o vazamento de provas até agora, com a troca do cabeçalho sem gabarito e as alterações nas ordens das questões, pelo segundo ano consecutivo, o Enem ficou comprometido por causa de erros de gerência.

Recentemente, até a Polícia Federal foi acionada pelo MEC, para investigar um repórter do jornal do comércio de PE, que estaria inscrito na prova e teria colocado em seu twitter o tema da redação, após ter saído da sala da prova quando, supostamente, foi ao banheiro.

Apesar de o Enem ser uma ótima ideia, esta série de erros gravíssimos, e não mapeadas pelo órgão, tem comprometido bastante a sua credibilidade.

Acho que o MEC deveria tomar medidas com urgência, por exemplo: deveria reavaliar toda a atual estrutura do exame (educacional, administrativa, etc), deveria encontrar uma maneira de transmitir segurança emocional aos milhões de estudantes, e até promover, quem sabe, uma campanha para fortalecer e recuperar a confiança do Enem. Sem isso, sem agir rápido, acho que eles estão matando uma excelente ideia.

1 Comentários:

Daniel Savio disse...

Penso que a população tenha de cobrar realmente uma melhor realização do Enem, pois muitos depositam os seus sonhos nele...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.