Debate entre Jarbas e Eduardo: o clima esquentou

Durante o debate realizado pela TV Band entre os principais adversários que disputam o governo do Estado aqui em Pernambuco, Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos, o clima esquentou. No início, Eduardo Campos, atual governador e candidato à reeleição, evitou revidar os ataques feitos por Jarbas, mas no terceiro e quarto blocos do programa, quando ambos trocaram perguntas, os ânimos acirraram-se.

eduardo-jarbas-debate

Jarbas insinuou que Eduardo "troca obras por apoio", e deixou no ar a ideia de que o governador utiliza o cargo para aliciar lideranças da oposição. Eduardo negou, e revidou dizendo que Jarbas fala isso porque é "experiente no assunto" quando foi governo. A partir daí então, Jarbas passou a questionar o custo de dois hospitais construídos por Eduardo no estado, dizendo que eles "custaram o dobro do valor inicial" e avaliou o governo como sendo apenas "virtual e midiático". Eduardo defendeu-se, e disse que o custo dos hospitais aumentou porque não foi utilizado 'material de terceira' na construção, e o número de leitos e UTIs foi ampliado.

Eduardo tambem atacou Jarbas no campo da Educação dizendo que, ele, no período em que governou, havia fechado escolas técnicas no Estado, o que este reabriu e abriu mais. Disse que faz uma campanha limpa e que não entraria "na história da velha briga de ontem".

Gozando de uma relativa folga nas pesquisas (62% a 27%), Eduardo Campos, porém, não foi tão incisivo nas suas perguntas à Jarbas. O governador relembrou apenas as declarações de Jarbas sobre o Bolsa Família quando ele havia dito que Lula utilizava o programa para comprar votos, e lembrou quando Jarbas havia chamado o presidente Lula de "ignorante" em uma entrevista na Rádio JC/CBN (Offtopic: Lula é uma unanimidade aqui em PE e quase ninguem ousa enfrentá-lo). Jarbas, em resposta, sabendo que não pode enfrentar a popularidade de Lula no estado, negou a acusação, disse que Eduardo 'dramatizava' a sua declaração.

Minha opinião:
Jarbas pode até negar, mas ele sempre esteve ao lado do FHC, de Serra e de seus amigos do DEM que, quando governo, promoveram uma verdadeira politica de desmonte do estado brasileiro. Entregaram quase tudo, e nem a Vale do Rio Doce escapou, sendo quase doada aos estrangeiros. Eles promoveram um arrocho salarial nunca visto na história, deixaram o povo na miséria e entregaram o Brasil nas maos do FMI. Quem garante que hoje, se voltarem, seria diferente?

4 Comentários:

Roberto Hyra disse...

Jarbas não terá chance. O índice de aprovação ao governador é grande e ele é bem querido pelas comunidades jovens. As pessoas se identificam com seu espírito de construção e mudança.

Eu penso que a oposição perdeu o bonde... Querer agora discutir algo que foi feito la atrás, no passado, não é relevante pro futuro.

Geraldo aquino disse...

Neto

Acho que o Eduardo Campos vai ganhar de lavada, vai dar uma verdadeira 'surra' em Jarbas rs

ZEPOVO disse...

Não resta dúvidas de que vivemos em um País democrático. Depois do governo FHC e mais ainda, comparado com o de Lula era para tucanos e demos não "darem mais as caras" pelo menos por 10 anos!
Mas aí estão eles, fazendo de conta que sabem governar, são bem intencionados e competentes!!!!!
E como certos países que de tão democráticos permitem até partidos nazistas...

Daniel Savio disse...

Neto, para mim troca de ofensas não é um bom indicativo sobre os candidatos, eles tem de focar nas propostas de governo...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.