O que norteia Gilmar Mendes?

O caso é de um passado recente, mas como participante do projeto Ficha Limpa, quero registrar aqui minha indignação com o ocorrido. A decisão do ministro Gilmar Mendes de suspender a lei da Ficha Limpa em benefício de um ficha suja, o senador Heráclito Fortes, foi mesmo revoltante, mas como disseram-me os amigos "já era esperado".

gilmar-ficha-suja-mendes

Desde que esse Sr. foi indicado por Fernando Henrique Cardoso e aprovado no Senado para ministro, sua atuação no STF tem se pautado na firme defesa dos interesses dos poderosos e de alguns políticos, especialmente àqueles associados ao antigo governo de FHC. O sen. Heráclito Fortes foi condenado pelo tribunal de justiça do Piauí por uma conduta lesiva ao patrimônio público e teve seu nome envolvido também naquela operação Satiagraha que investigava o banqueiro Daniel Dantas.

Particularmente, eu considero essa liminar dada pelo nobre juiz como um ato de profundo desrespeito com milhões de brasileiros que clamam hoje por justiça nas ruas e tem uma enorme esperança nesse projeto Ficha Limpa. É cada vez mais forte na sociedade, a sensação de aborrecimento das pessoas com a corrupção e com os maus exemplos.Isto posto, faz as pessoas creem mesmo que as leis nesse país só valem se depender de conveniências.

Por isso que agora compreende-se a frase do então ministro Joaquim Barbosa naquela discussão no STF: "Vossa excelência não está na rua, Sr. Mendes. Está na mídia destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro".

Fica registrada aqui minha indignação com esse ato.

1 Comentários:

Roberto Hyra disse...

A prontidão de Mendes para atender os 'amigos' e suas decisões não são nada imparciais. Acredito que está na hora de fazer um Ficha Limpa também para o judiciário brasileiro.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.