Suzana Vieira e o preconceito com o Nordeste

Eu sou nordestino e nunca falei mal de sulista ou de carioca, e acredito que se fosse sulista ou carioca jamais tentaria depreciar um nordestino. Não tenho esse caráter e esse tipo de atitude não é de meu feitio. Por isso que me irrita, as vezes, ouvir certas declarações de gente que "se acha" do lado de lá.

A atriz Suzana Vieira, que foi convidada para fazer o papel de Maria, mãe de Jesus, na Paixão de Cristo em Fazenda Nova (PE) disse o seguinte do lugar: "Estou numa selva, no fim do mundo. Ô lugar feio! O povo daqui é horrível. Para me comunicar com o Rio (RJ) só se for por meio de fumaças e tambores" numa comparação a uma tribo de índios. (Fonte R7).

Suzana: a debochada

Ficou evidente a grosseria com que a atriz Suzana Vieira tratou o nosso Estado. Isso constitui um claro desrespeito à região e merece o repúdio de todos os pernambucanos. Não se sabe ainda se ela já "libertou-se" do seu traumático relacionamento com o falecido marido cocainômano, ou se ela estava sob o efeito de tranquilizantes quando disse isso, mas, humilhou o povo nordestino.

A verdade é que, em nosso estado e em alguns lugares, nós somos vítimas (mesmo!) da subserviência cultural que vem desde os tempos da colonização, e talvez por isso, muita gente ainda escute calado esses impropérios.

Porém, essa atriz global precisa agir mais com bons modos. Deve deixar de ser arrogante e debochada com as pessoas que a recebem tão bem, e de forma tão hospitaleira. Deve entender realmente que, em seu trabalho, "preconceitos" e "excessos de estrelismo" só são comuns em pessoas desequilibradas.

12 Comentários:

lula eurico disse...

Que pena, amigo, a Suzana pisou na bola... lembro que ela fez o papel de uma mãe nordestina em certa novela global. Mas se não aprendeu a gostar da gente, um dia aprenderá...

Abraço fraterno.

Valdeir Almeida disse...

Neto,

Suzana Vieira, com esta atitude, ofendeu não apenas os pernambucanos, mas todos os nordestinos.

Sou baiano e sinto-me vítima de preconceito com a fala desta senhora.

Arrogância é com ela mesma. Um exemplo disso, foi ela ter tirado, ao vivo, o microfone da repórter do Vídeo Show. E ainda disse: "Não tenho paciência com novatas".

Suzana Viera deveria ser mais humilde.

Abraços, Neto.

Fábio Mayer disse...

Sou brasileiro,nascido em Curitiba-PR, filho de uma gaúcha com um catarinense e fiquei tão enojado das declarações desta senhora quanto vocês, pernambucanos.

Todo mundo sabe, é publico e notório que Fazenda Nova é no interior de Permambuco, e que é um lugar pobre. Todo mundo sabe que a encenação da Paixão de Cristo tradicionalmente feita lá é uma manifestação cultural popular, não é acompanhada por uma maioria de turistas estrangeiros ou "bacanas" de classe média/alta que preferem passar feriados de Páscoa en Cancún ou algum resort ostensivamente luxuoso de cadeia internacional.

Os artistas que recebem o convite para esta encenação, NÃO vão para lá não pelo dinheiro e muito menos pela consagração, vão lá pelo exercício de fé e pelo respeito à mais bela das histórias, cujo protaginista é Jesus Cristo e cuja lição é a fé.

Se a Sra. Vieira recebeu o convite e o aceitou devia ter pesado isto. Esta declaração aí humilha o povo nordestino e deixa claro que para esta senhora, encenar Maria é apenas mais um papel, como seria o de uma prostituta em novela global. Ou seja, ela ofendeu também a BILHÔES de cristãos pelo mundo afora!

Se não queria colocar seus imaculados pés em uma cidade do interior de Pernambuco, devia ter simplesmente declinado do convite e ficadoe casa, lendo Caras, Contigo e Quem...

Carlos Emerson Jr. disse...

Meu caro Neto, essa senhora na verdade ofendeu o Brasil inteiro e não é a primeira vez. O pior é que ela acredita que é o máximo, a própria "rainha da cocada preta", como falam por aqui.

Lamentável!

ZEPOVO disse...

Artista, apenas uma artista!
Tem direito a ter a opinião que quiser, mas não precisa ser levada a sério.
É muito comum que pessoas famosas, mais conhecidas hoje como celebridades pensem que podem emitir opiniões e conceitos sobre praticamente tudo, poder podem, mas quem liga? Assim foi quando Britney Spears anunciou seu voto em Barack Obama ou quando Regina Duarte anunciou que tinha medo do Lula.
No caso em questão, acho que foi mais uma somatória de mal humor com falta de educação,faltou bom senso.
Ela saiu menor do que chegou.

RoCosta disse...

Não sabia dessa! Que feio para ela e para quem pensa como ela.

Daniel disse...

Esse SENHORA (ela tem mais de 70 e se veste como uma ninfeta de 20) é patética, digna de pena... Fico pensando nessas pessoas que idolatram artista de TV, será que não se sentem ofendidos com isso. É muito difícil não encontrar uma família brasileira que não tenha suas raíses no norte/nordeste, me sinto ultrajado com essas afirmações, ja imaginou se ela vem aqui em Roraima. O meu texto pra cá já está quase pronto, amanhã a noite pode vê seus e-mails que ai tá lá. Tem texto novo no Sub-Mundo. Um.

http://submundosemmim.blogspot.com

Junior Silva disse...

Olá Neto

Embora eu seja paulistano, sou filho e irmão de alagoanos, e também me sinto ofendido com esse tipo de atitude lamentável. Ela que sempre foi ovacionada fazendo alguns personagens nordestinos na TV, agora cospe no prato que comeu.
Lamentável...

Abraços.

Irene disse...

Olá, Neto !!!!!!

Nossa, a atriz foi extremamente mal educada. Que horror !!!
Sinceramente, fico impressionada como algumas pessoas se acham no direito de humilhar os outros.
Vc está certissimo qnd convoca os nordestinos a se manifestarem contra esse preconceito. Acredito que todos os brasileiros deveriam gritar contra um preconceito tão absurdo.
Não suporto qq tipo de preoconceito e sempre faço questão de dizer que todas as regiões do Brasil tem seus méritos e mereçem ser reconheçidas.
Por este comportamento a Suzana Vieira mereçe muitas vaias.

Um grande abraço !!!!

Daniel Savio disse...

Cara, infelizmente, nao é a primeira vez da grosseria dela e pelo jeito não vai ser a última...

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Anônimo disse...

Lamentável! Total falta de instrução. É como defino a resumida inteligência desse tipo de "gente".

Anônimo disse...

Das três uma: Ignorância...Idade ou demência!

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.