As chuvas e as áreas de risco

A natureza continua enviando 'seus recados', diariamente, para quem mora em áreas de risco. Aqui em PE, as chuvas voltaram e, dessa vez, mais intensas. Aqueles que vivem em periferias e morros estão constantemente expostos aos estragos provocados pela chuvas e pela elevação dos canais. Foi vendo isto que eu pensei: não seria este o momento para que, prefeitos e governadores desses municipios, diante da tragédia ocorrida em Angra (RJ), tomassem providências urgentes, ao menos, evitando novas invasões através de uma rigorosa fiscalização?

Casas em áreas de risco

O que pode fazer as Câmaras Municipais neste ano eleitoral, alem dos senhores deputados prometerem melhorias em troca de votos?... A ocupação criminosa por pessoas em áreas de risco já deveria pertencer ao passado de todas as cidades, mas ainda não é o que se vê.

O que se vê é o surgimento, cada vez mais, de loteamentos não autorizados e intervenções ilegais em áreas verdes e corte de morros. Até quando haverá esse descaso dos governos? Até que uma nova tragédia ocorra?

6 Comentários:

ZEPOVO disse...

Problema sério!
Para desocupar invasões, encostas, áreas de risco e loteamentos clandestinos é preciso ter opções viáveis para os moradores. Tudo muito caro, dificil e com baixo retorno.
Impedir novas ocupações e situações de risco é possível, mas é preciso vontade política, coragem e firmeza das autoridades municipais, normalmente acontece o contrário.
Loteamentos irregulares, de todos os tipos devem ser combatidos exatamente como o que são: Crime! Geralmente o loteamento clandestino em algum momento teve a "colaboração" de alguma autoridade ou funcionário municipal. O crime não é levado a sério por ninguém na polícia ou no judiciário porque os iludidos são pobres e pior - otários!
Recentemente apareceu na TV um loteamento no litoral em área de preservação. Os lotes foram anunciados, vendidos e uns poucos receberam escritura. Agora todos estão sendo ameaçados de processo (invasão de área ambiental) e expulsos. Ninguém fala de quem vendeu, que com certeza não está sendo incomodado!
Conheci uma senhora cadeirante que mora ao lado de um canal ( quase em cima) em uma coisa que chamar de barraco já é exagero!
Pois bem, a comunidade pediu e alguns políticos e autoridades conseguiram uma casa a para a velhinha em um conjunto habitacional popular.
Acreditem, a velha recusou!!
Alegou que era muito longe, que teria que trocar de igreja, posto de saude e os comerciantes que a ajudam com comida não ajudariam pois estavam longe. Disse também que ela gostava de morar alí...

Fábio Mayer disse...

O Brizola defendia que desfavelizar seria algo como colocar escola, posto de saúde, canchas esportivas e escadarias no morro... mas isso só alivia o problema social e não resolve o verdadeiro problema de que algum dia, o morro pode descer por conta das chuvas e da impermeabilização.

E também ninguém ataca outra questão: onde tem loteamento irregular geralmente tem político (de esquerda e/ou de direita) envolvido.

DANIEL MORAES disse...

O grande problema é que o Estado Brasileiro em todos os seus níveis não investem em ações ditas impopulares ou em infra-estrutura básica. Tá na hora do povo brasileiro tomar vergonha na cara e cobrar dos políticos esse tipo de iniciativa. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Irene disse...

A situação que causa todo esse caos é bem simples os orgão governamentais que deveriam fiscalizar e coibir a ocupação irregular não cumprem sua tarefa.
Mas, no fim, acaba que o governo, que deveria cuidar da população, é obrigado a contar os prejuizos das familias que perderam seus entes queridos e tudo aquilo que construiu em uma vida inteira

abraços, neto !

Anônimo disse...

Deveria haver uma concientização universal meu caro. O problema é mundial, Caos e catastrofes... Chuvas, terremotos e assim por diante... A natureza em crise...

Infelizmente...

BJ

Daniel Savio disse...

Cara, é algo complexo, pois ninguém ocuparia um lugar perigoso se tivesse um lugar descente para morar (então se ele não te outro lugar para morar é devido ao próprio esforço, o problems sociais mais enraizados?)...

Fique com Deus, menino Neto.
Um braço

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.