Como conseguir um bom emprego sem ter diploma de grife

Ok, seu diploma não é de uma faculdade de linha, seu inglês não passa de um 'whats you', seus pais não conhecem ninguem influente, mesmo assim você quer conseguir um bom emprego e fazer uma carreira profissional de sucesso, então tá, como chegar lá? Como vencer num mundo onde só existem feras?

Primeiro, lembre-se que sua carreira profissional é uma responsabilidade sua, não da empresa. Unicamente sua. E veja que muitas empresas, também, não estão nem aí para a origem do seu diploma, elas só querem saber 'como' você o conseguiu. Para começar, e competir em igualdade de condições com pessoas que já possuem um diploma de grife, acompanhe essas dicas que eu fiz:

Para um bom emprego use talento

- Estude, estude e estude. Sempre.

- Leia livros ligados à sua área de atuação, e obras que colaborem para seu enriquecimento cultural (não há desculpas para não ler, se você não tem dinheiro para comprar os livros que deseja vá a uma boa biblioteca).

- Navegue pela internet. Ela é uma fonte inesgotável de oportunidades e aprendizado, mas seja objetivo. Evite distrair-se.

- Busque oportunidades em empresas que costumam investir em cursos e treinamentos ao seu pessoal.

- Trate de arrumar disposição para aprender e evoluir sempre. Adote essa postura. Lembre-se: boa parte das pessoas com diploma de uma faculdade de renome sofrem da síndrome do 'Eu Sei Tudo'. Chegam na empresa como se fossem os 'gênios da administração', os 'experts' e depois... Seja humilde.

- Em vez de se revoltar com a exigência das empresas, procure adquirir as competências que elas exigem. Não se deve condenar as organizações por quererem os melhores profissionais do mercado. Assim é e sempre será.

Por último, entenda que a palavra 'difícil' e 'impossível' só existe na cabeça dos fracos, faça um bom currículo, atualize-se e vá à luta. A ideia é saber realmente o quanto você está disposto a fazer o jogo virar ao seu favor. Você está?

O post de hoje é da autoria do Cléber Leite. Ele é analista de sistemas, não tem blog porque não gosta de escrever, e é uma figurinha carimbada nas rodas de bate papo high tech aqui no Porto Digital.

4 Comentários:

Fábio Mayer disse...

Post legal, Neto!

Mas eu acho que sou meio desiludido com a natureza humana e não concordo com ele. Uma vez, procurando emprego, um cara da agência me perguntou se eu tinha pós-graduação. EU disse não, ele me disse que uma instituição "parceira" deles era ótima e que meu sucesso dependeria disso... ou seja, ele estava vendendo a pós, para arrancar uma comissão do otário e, sem me inscrever nela, nada de oportunidades naquela agência.

Não sei até que ponto o mérito pessoal e as coisas que a pessoa aprende valem nesse processo... conclui que tem muito de sorte e muito mais de indicação, porque cansei de ver gente incapaz em cargos importantes, fazendo asneiras sem parar e gozando de sucesso...

Valdeir Almeida disse...

Neto e Cléber,

Costumo dizer o óbvio: nada adianta o estudante se matar para entrar na melhor universidade, se, após passar no vestibular, torna-se um aluno medíocre na graduação. Ele se torna medíocre quando seu estado de aluno é apenas passivo, ou seja, estuda apenas aquilo que o professor passa e que faz parte da grade curricular.

O bom aluno é aquele que vai à busca de coisas extra-classe. Que tem prazer nas próprias descobertas. É esse o aluno que será o profissional disputado pelo mercado e não um disputador de cargos.

Abraços e uma ótima sexta-feira.

Daniel disse...

Para um bom profissional ser um bom profissional, basta ele querer. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Daniel Savio disse...

Dicas boas...

Mas mesmo que se consigua um bom emprego, ainda tem de ser continuar atualizando (ai você se mantem como um profissional competitivo).

Fique com Deus, menino Neto.
Um abraço.

Postar um comentário

- Comente, é sempre bom saber sua opinião.
- Comentários ofensivos ou mal educados não serão publicados.
- Comentários anônimos serão publicados se relevantes.
- Para criticar, sugerir ou elogiar, vá aqui.